100 anos do batom - O queridinho das brasileiras
Este ano o batom comemora 100 anos. Olha o que a gerente
de marketing de maquiagem da Natura, Giovanna Falco, contou em entrevista
completinha sobre o queridinho das brasileiras!
O batom está entre os queridinhos do público
brasileiro?
R: O batom sem dúvida é o grande ícone da maquiagem e o
item mais vendido no mercado brasileiro. Indispensável em qualquer
nécessaire! É a porta de entrada da
brasileira na maquiagem, já que 76% das mulheres começam a experimentar este
universo por meio deste produto.** E os tons vermelhos e rosados são os
preferidos!
Qual é
o interesse no público brasileiro?
R: O mercado brasileiro de cosméticos é o 3º maior do
mundo, apenas atrás dos EUA e Japão. A mulher brasileira, no geral, tem
verdadeira paixão por maquiagem e gosta de inovar e ousar com uma grande
diversidade de produtos para estar na moda. Necessaire boa, é necessaire cheia!
Com o
gancho dos cem anos do batom, há alguma novidade da marca para este ano?
R: Ao longo do ano, tivemos vários lançamentos, como o
Batom Balm da linha Natura Aquarela, que já virou queridinho das consumidoras.
Ele possui super-hidratação por 24h com
sensorial macio e cremoso. Além disso, a linha Natura Faces inovou com o
lançamento do Batom Azul, que é a nova tendência apontada pelos veículos de
comunicação e reforçada pela Rihanna em um evento recente em NY. No próximo mês
traremos novamente ao nosso portfólio o Batom Roxo de Natura Una, outra cor
super tendência da moda. Vale lembrar que a Natura possui mais de 100 opções de
batons que atendem a todos os gostos e bolsos, atuando por meio de três marcas:
Una, Aquarela e Faces que são desenvolvidas especialmente para a mulher
brasileira.
Qual é
a última coleção de batons da marca?
R: A Natura lança constantemente batons com diferentes
tecnologias, cores e acabamentos sempre alinhados às tendências de moda e
desejo das mulheres brasileiras. São opções que atendem a todos os gostos e
bolsos das mulheres brasileiras.
Como vocês podem definir o amor das
brasileiras pelo batom?
R: A brasileira é uma mulher que valoriza a autoestima e
gosta de estar bem. Para isso, uma das ferramentas é a maquiagem É importante
destacar que a brasileira busca produtos que hidratam e protegem os lábios,
além da cor é claro!
Segundo dados da Euromonitor de 2014, 52% das
brasileiras usam batom ao menos uma vez por dia. O que vocês acham desse dado?
Ele é alto? Ainda pode aumentar?
O batom é o item mais desejado da maquiagem e num ano de
“crise econômica”, as suas vendas tendem a aumentar. Isso porque, segundo o
“Índice Batom” – conceito criado em 2001 pelo presidente da Estée Lauder em
meio à crise econômica americana - reforça que em tempos de crise, as pessoas
compram mais batons por causa do baixo custo unitário e com o intuito de elevar a autoestima.
Fonte: *Kantar 2°Tri 2015, **Pesquisa Provokers para
Natura 2013