Conferência Nacional LGBTQIA+ vai mobilizar 1.500 pessoas em Brasília (DF) para definir caminhos para novas políticas públicas
Com o objetivo de atuar na projeção da política pública à população LGBTQIA+ no Brasil, a 4º Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ tem previsão de reunir cerca de 1.500 pessoas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). O evento será realizado entre os dias 21 e 25 de outubro e é parte de um processo de mobilização conferencial que, desde o início do ano, tem mobilizado 21 mil pessoas em 26 estados e no Distrito Federal, por meio de 150 atividades estaduais, regionais e livres.
Veículos de imprensa que se interessarem pela cobertura deverão se credenciar para os quatro dias de programação. Estão previstos painéis voltados para discussão dos eixos temáticos da conferência, grupos de trabalho, lançamentos e entregas governamentais, além de diversas atividades autogestionadas e uma aula magna.
Exclusivo para a imprensa: credencie-se aqui: https://bit.ly/4ConfLGBTQIA
Com o lema "Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+", a Conferência Nacional será um espaço de escuta ativa de todas as pessoas delegadas e de debates profundos acerca da política pública, apontando desafios e perspectivas.
Etapa nacional
O processo conferencial realizado até o momento tem proposto diretrizes para a criação e a implementação de políticas públicas destinadas ao enfrentamento da discriminação e à promoção dos direitos humanos e da cidadania das pessoas LGBTQIA+; e contribuído para a criação do Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIA+.
As etapas realizadas também têm se debruçado na ampliação e no aprofundamento de temas que se configuram como eixos norteadores, sendo eles: enfrentamento à violência LGBTQIA+; trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIA+; interseccionalidade e internacionalização; e a institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
Esses eixos serão a base de discussão da Conferência Nacional e, por meio de Grupos de Trabalho (GT) organizado em temáticas diversas, será produzido um conjunto de propostas que vão nortear o processo conferencial, sinalizando projeções no campo dos direitos humanos às pessoas LGBTQIA+.
Confira a programação completa aqui: https://www.conflgbtqia.org/programa



