Novas exposições da Temporada França-Brasil na Bahia estreiam nesta sexta (29)
Foto: Monique Sousa
A partir desta sexta-feira (29), duas novas exposições entram em cartaz em Salvador, como parte da Temporada França-Brasil, que movimenta os museus do estado. Às 17h, o Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, inaugura a exposição Fatumbi. Já às 19h, será a vez do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA), na Rua da Graça, abrir as portas para a mostra COLEÇÃO_FRAC NO MAC-BAHIA - Pedras e Mar Entrelaçados. O embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, participa dos eventos.
A Temporada França-Brasil foi, oficialmente, aberta na noite desta quinta-feira (28), com a vernissage da exposição O Avesso do Tempo, do artista beninense Roméo Mivakannin, no Museu de Arte Moderna (MAM), localizado no Solar do Unhão.
Fatumbi marca o reencontro do público baiano com a obra do fotógrafo e etnólogo francês Pierre Verger, que viveu por mais de 50 anos na Bahia. A exposição apresenta 110 fotografias do artista e mais 16 obras digitais, criadas com o uso de inteligência artificial pelo artista visual beninense Emo de Medeiros, que também assina a curadoria ao lado de Alex Baradel, presidente da Fundação Pierre Verger.
Além das fotografias, o público poderá ver documentos originais - como cartas, anotações e objetos pessoais de Verger. Na Sala Curta MAB, serão exibidos trechos de entrevistas de artistas contemporâneos, que discutem o impacto e o legado de Verger em suas trajetórias. Também serão apresentados materiais audiovisuais raros, incluindo um curta-metragem feito por Verger sobre o carnaval dos anos 1940.
O título da mostra remete ao nome recebido por Verger ao ser iniciado como babalaô no Benin, em 1948. “Fatumbi” em iorubá significa “nascido de novo graças ao Ifá”, nome que o fotógrafo incorporou à sua identidade, tornando-se Pierre Fatumbi Verger.
A exposição é uma realização da Fundação Pierre Verger e MAB, com apoio financeiro da Embaixada da França no Brasil e apoio institucional do Instituto Çarê e a Corrupio Video.
Videoarte no MAC: diálogos contemporâneos
A linguagem da videoarte e suas múltiplas formas de perceber o mundo ganham destaque na mostra COLEÇÃO_FRAC NO MAC_BAHIA - Pedra e Mar Entrelaçados. As obras, pertencentes aos Fundos Regionais de Arte Contemporânea (FRAC), da França, abordam temas atuais como diversidade, migração e deslocamentos.
A iniciativa é fruto de uma parceria com os Museus Frac Bretagne e Frac Corsica, da França, além da Rede Nacional de Fundos Regionais de Arte Contemporânea. Estão representadas obras de coleções de diversas regiões francesas como Bretagne, Franche Comté, Île-de-France, Normandie, Nouvelle Aquitaine (MECA), Occitaine Toulouse (Les Abattoirs), Rhône-Alpes (IAC) e Sud.
As três exposições - O Avesso do Tempo, Fatumbi e COLEÇÃO_FRAC NO MAC_BAHIA - ficam em cartaz até novembro, com entrada gratuita. Todos os museus envolvidos são administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
O diretor do IPAC, Marcelo Lemos Filho, destaca a relevância da realização do projeto nos museus do estado. “A Temporada ganha ainda mais importância na Bahia, ao conectar aspectos da ancestralidade e resistência do nosso povo com experiências inovadoras no campo das artes, oferecendo ao público acesso a linguagens diversas, além do reencontro com a obra de Verger, um artista apaixonado pela nossa cultura, pela nossa terra”, disse.
+SERVIÇO
Exposição Fatumbi
Onde: Museu de Arte da Bahia - Corredor da Vitória, nº 2.340
Abertura: 29 de agosto (sexta-feira), às 17h
Em cartaz até: 30 de novembro de 2025
Entrada gratuita
Mostra de videoarte Coleção_FRAC NO MAC_BAHIA
Onde: Museu de Arte Contemporânea da Bahia (Rua da Graça, 284, Graça)
Abertura: 29 de agosto (sexta-feira), às 19h
Em cartaz até: 9 de novembro de 2025
Entrada gratuita
O Avesso do Tempo - Roméo Mivekannin
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Lafayete Coutinho, s/n - Comércio)
Abertura: 28 de agosto (quinta-feira), às 19h30
Em cartaz até 16 de novembro
Entrada gratuita