Ads Top

Mutirão amplia acesso ao PrEP em Salvador


 

Com o objetivo de ampliar acesso ao PrEP – profilaxia pré-exposição ao HIV – a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou no último sábado (02), um mutirão de atendimento voltado ao público que aguardava o início da ação, no SAE Marymar Novais, nos Dendezeiros. Dezenas de pessoas inscritas previamente foram beneficiadas, e o serviço continua sendo oferecido para a população soteropolitana.

Os públicos prioritários para a PrEP são gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); pessoas trans; trabalhadores (as) do sexo e parcerias sorodiferentes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não). É importante ressaltar, que o simples pertencimento a um desses grupos não é suficiente para prescrição da PrEP, por ser indicada para pessoas pertencentes aos grupos prioritários que realizaram sexo anal ou vaginal sem preservativo nos últimos seis meses e/ou apresentaram episódios frequentes de IST ou ainda uso repetido da PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV).

A PrEP é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV, que consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV. Sulamita Meneses, gerente do SAE Marymar Novais, destaca a importância da ação: “Diante da alta procura pela PrEP, o mutirão é uma ação importante para garantir que as pessoas com maior risco para contrair HIV tenham acesso a todos os métodos de prevenção combinada disponíveis”.

Edvan Araújo, médico que acompanha usuários em PrEP no SAE Marymar Novais, reitera o objetivo de atingir as populações mais vulneráveis, através de maior acesso a informação. O profissional ratifica a utilização do encontro como uma oportunidade de educação em saúde, sendo essa, “muitas vezes, a porta de entrada para um cuidado integral com foco na saúde sexual, dando autonomia e coresponsabilizando o paciente pelos seus cuidados”, afirma.

Interessados/as em iniciar a PrEP devem procurar o SAE Marymar Novais, presencialmente, de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 11:00 h. E por telefone, através do 3611 4187.

Tecnologia do Blogger.