Novidades da Parada Gay de Salvador
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Desde que terminou no dia a 10ª
Parada LGBT da Bahia que o Grupo Gay da Bahia (GGB) não pára de produzir
conceitos e propor ações para a próxima edição do evento que já tem data
marcada para 9 de setembro próximo. Um dos conceitos avaliados pela entidade é
a sustentabilidade do evento que este ano ganhou oito dias de mobilização
cultural com uma programação variada de mais de 11 atividades culturais.
O GGB avaliou e conclui que a
Parada em si é a grande celebração da diversidade e que o dia em si é dedicado
a festa e a explosão de alegria e de felicidade. De acordo com a entidade as
ações que envolvem conscientização, militância, saúde, prevenção acontecerão ao
longo da semana no período de 1 a 8 de setembro, finalizando no dia 9
com a celebração da 11ª Parada que tradicionalmente envolve o desfile de cerca
de 15 trios elétricos e uma população de 1 milhão de pessoas. “A Parada é uma
das festas populares da Bahia com a maior adesão da população” disse Marcelo
Cerqueira, presidente do GGB apontando que a participação dos órgãos públicos é
de muita importância para o sucesso do evento.
Palestras, seminários,
intervenções com instalações de arte na cidade, mostra de filmes, feiras e
muita mobilização é o que promete a entidade que participara do Salão de Turismo
que acontece na primeira quinzena de maio no Centro de Convenções da Bahia. O
GGB adianta que uma das iniciativas a ser realizada em parceria com a Abrasel
(Assoc de bares e restaurantes) objetiva humanizar o atendimento aos LGBT em
bares e restaurantes. Inclui concurso de Drinks e dramatização teatral do
atendimento inadequado dispensado pelos garçons aos LGBT nestes
estabelecimentos.
Outro desafio para a
sustentabilidade que vem sendo trabalhado pela entidade é fazer do evento uma
opção para promover o fluxo de turistas de outros estados que poderão visitar
Salvador atraídos pela Semana Cultural e pelos atrativos da cidade em si. “A
Semana serve para duas coisas, revigorar a militância junto aos LGBT da cidade
e chamar gente de fora para interagir com a nossa cultura e população que já é
muito receptiva aos turistas” conclui Cerqueira informando ainda que o trabalho
desenvolvido visa transformar o evento em um produto cultural que possa
satisfazer a comunidade LGBT, a cidade e os patrocinador que terá a certeza de
que sua marca será aplicada com seriedade e compromisso de retorno e entrega do
produto. Dentro desse conceito e compromisso diferente do ano passado a
entidade já vem dialogando com Cervejarias, empresas de Telefonia e outros com
sucesso.
O GGB adianta que a campanha a
ser trabalhada pela entidade especificamente por ocasião da Parada é
“Consumidor Sim” e deverá dialogar com empresas e marcas quais os LGBT são
consumidores e muitas delas se negam apoiar eventos voltados à diversidade, a posição
do GGB é bem sensata e faz a seguinte ponderação. “ Se eu consumo o seu
produto, se a empresa patrocina tantas outras atividades culturais, porquê não
apoiar a diversidade LGBT” conclui Cerqueira. Ivete Sangalo, Preta Gil, Edson
Cordeiro e Mariene de Castro já foram madrinha da Parada. Este ano será a vez
de Claudia Leitte que já confirmou a participação no evento.