Chesf lança SIC para atendimento ao cidadão
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) estruturou o Serviço
de Informação ao Cidadão – SIC para receber as demandas da sociedade, conforme
determina a Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor no último dia 16,
alcançando todo Poder Público, incluindo as estatais. O SIC Chesf funciona na
Sede da Empresa e, também, pela internet (www.chesf.gov.br). A
Chesf distribuiu a Lei 12.527, no e-mail corporativo, para os empregados da
Sede e Regionais, e orientou todos, em especial os gestores, a se integrar às
determinações legais e promover a cultura do acesso. Nos próximos dias, os
gerentes da Companhia receberão cartilha da Controladoria Geral da União sobre
a legislação.
O maior desafio das empresas da administração indireta, como é o caso da
Chesf, é garantir o direito de informação dos cidadãos sem perder em
competitividade, tendo em vista a atuação no mercado junto às empresas
privadas. A Chesf já vem garantindo a publicidade de suas atividades, através
dos instrumentos legais e das ferramentas institucionais que dispõe. A nova lei
amplia esse escopo e permite à população encontrar essas informações de maneira
mais eficiente no Portal, além de poder recorrer à Empresa, com prazo
legalmente estabelecido – 20 dias, prorrogáveis por mais dez – para obtenção da
resposta oficial. O novo canal Acesso à Informação está disponível no site da
Chesf, com navegação para o SIC Chesf, estrutura organizacional, cargos e
responsáveis, agenda de diretores, competências, base jurídica, despesas, ações
e programas de governo, auditorias, convênios e empregados. A Empresa está
finalizando a alimentação dos dados.
João Bosco avalia que lei consolida instituições democráticas
Presidente da Chesf afirma que papel do cidadão foi valorizado
Presidente da Chesf afirma que papel do cidadão foi valorizado
A Lei de Acesso à Informação é uma oportunidade de a gestão pública
brasileira consolidar as instituições democráticas e valorizar o papel do
cidadão. Essa é a avaliação do presidente da Chesf, João Bosco de Almeida,
sobre a Lei 12.527, que entrou em vigor no último dia 16. A Chesf se adequou às
determinações legais, que incluem a estruturação do Serviço de Informação ao
Cidadão – SIC e a publicação, no site corporativo, de dados sobre a gestão da
Empresa. Para João Bosco, a Lei reforça um dos valores empresariais,
explicitados pela Companhia em seu Mapa Estratégico 2010-2015, que é a
Preservação da Ética em todas as Relações. “A Chesf já tem um histórico de
gestão ética e transparente. A lei vem reforçar essa atuação e garantir um
papel vigilante ao cidadão”.