Últimas

Projeto Caetanear oferece oficinas gratuitas de teatro, dança, música e audiovisual


O projeto Caetanear irá oferecer quatro oficinas artísticas gratuitas, de 40 horas, para 20 participantes cada, ministradas entre janeiro e fevereiro de 2019 pelo ator Fábio Vidal (Velô em solos - Teatro Físico e processo criativo), os diretores Claudio Machado e Jarbas Bittencourt (Insubversos – Cena em Transa), a atriz Clara Garcia Espada (Território Instável - Corpo em Trânsito) e os atores Edson Bastos e Henrique Filho (Cinema Transcendental).

O ciclo de oficinas, teve início nesta segunda-feira (14) com a oficina "Velô em solos - Teatro Físico e processo criativo", ministrada pelo ator e encenador Fábio Vidal. A oficina objetiva estimular o processo criativo de atores, dançarinos, circences e performers, através da abordagem de diversas práticas para o desenvolvimento e aprimoramento deste atuante para a apresentação pública.

As inscrições para as demais oficinas estão abertas e podem ser feitas até cinco dias antes do início de cada oficina, através do preenchimento da ficha de cadastro por meio do link: http://bit.ly/caetanear. Serão selecionados 20 participantes, com base na carta de interesse e descrição de experiência artística preenchidas nas fichas de inscrição. Os participantes poderão se inscrever em mais de uma oficina.

O resultado da seleção será divulgado três dias antes da realização da oficina pretendida, no site www.territoriosirius.com.br. Os participantes selecionados serão contatados por e-mail e precisam confirmar sua presença para garantir a vaga até um dia antes da oficina.

O projeto é resultado de um processo de pesquisa, que envolve criação e experimentação de diversas formas expressivas cênico-cinematográficas, a partir do legado de Caetano Veloso nos seus mais de 50 anos de atividade artística. Toda a obra e história de vida de um dos mais importantes poetas, filósofos, músicos e escritores brasileiros irá servir de inspiração para mais de 100 artistas envolvidos em Caetanear. Dentre as ações artísticas, ainda serão realizadas três palestras, mostra de filmes, performances, festa, ensaios abertos e show.

Caetanear é um projeto desenvolvido pela sinergia e união do Território Sirius Teatro, União Instável, Voo Audiovisual, Digital Film e Multi Planejamento Cultural. O projeto foi contemplado no Edital Gregórios, da Fundação Gregório de Mattos e Prefeitura Municipal de Salvador e no programa Iberescena 2019 – Apoio à Coprodução de Espetáculos Iberoamericanos de Artes Cênicas.

Mais informações no site www.territoriosirius.com.br.

PROGRAMAÇÃO
  
Oficinas
Período: janeiro e fevereiro de 2019
Formulário de inscrição: http://bit.ly/caetanear
Local: Galpão Wilson Melo (Forte do Barbalho - R. Mal. Gabriel Botafogo, s/n – Barbalho)

Teatro

Vêlo em solos - Teatro Físico e processo criativo
Facilitador: Fábio Vidal
Datas: 14 a 25/01 (segundas, quartas e sextas)
Horário: 19h às 22h
*A oficina terá ainda encontros individuais de orientação agendados em fevereiro com os participantes.

Audiovisual

Cinema Transcendental
Facilitadores: Edson Bastos e Henrique Filho
Datas: 21/01 a 01/02 (segunda à sexta)
Horário: 14h às 18h

Dança

Território Instável - Corpo em Trânsito
Facilitadora: Clara Garcia Espada
Datas: 28/01 a 8/02 (segunda à sexta)
Horário: 19h às 22h
*A oficina terá ainda desenvolvimento e apresentação de performances agendadas em fevereiro com os participantes.

Música e teatro

Insubversos - Cena em Transa
Facilitadores: Claudio Machado e Jarbas Bittencourt
Datas: 11 a 22/02 (segunda à sexta)
Horário: 19h às 22h
*A oficina terá ainda desenvolvimento e apresentação de performances agendadas em fevereiro com os participantes.

Comentários