Últimas

Lazzo e Lázaro Ramos receberão comenda Abdias Nascimento


O Senado da República aprovou a indicação do cantor Lazzo Matumbi e do ator Lázaro Ramos para receberem a Comenda Senador Abdias Nascimento, que é entregue anualmente a personalidades que se destacam na luta contra o racismo e na proteção e promoção da cultura afro-brasileira. Esta é a maior honraria do Senado a personalidades negras. A indicação de ambos é da Senadora Lídice da Mata.
Além dos dois baianos, a atriz Zezé Motta e o Instituto de Mulheres Negras do Mato Grosso (Imune) também serão homenageados na cerimônia deste ano, que ainda terá uma homenagem póstuma mais do que merecida ao percussionista Naná Vasconcelos, morto em março deste ano. A entrega da comenda está prevista para novembro, mês da Consciência Negra.
Homenageados na primeira edição, em 2014, Gilberto Gil e o professor baiano Silvio Humberto dos Passos Cunha são os outros baianos que foram contemplados com a comenda inspirada no senador e deputado federal pelo Rio de Janeiro Abdias do Nascimento (1914-2011), que também foi jornalista e militante do movimento negro no Brasil.

Fotos: Leo de Azevedo/ Rosilda Cruz

Comentários