Últimas

Museu de Arte da Bahia lança o Projeto Leituras do Mundo


O diretor do Museu de Arte da Bahia, Pedro Arcanjo, inaugura nesta terça-feira (19), às 17h, o Projeto "Leituras do Mundo", convidando escritores, artistas e o público de estudantes e mestrandos, para uma série de palestras sobre literatura e arte realizadas na Biblioteca do MAB, José Pedreira. O evento acontecerá todas as primeiras terças-feiras do mês. 

Nesta primeira edição será apresentado o livro "Uma Coleção Biográfica - os Mestres Pastinha, Bimba e Cobrinha Verde no Museu Afro-Brasileiro da UFBA", organizado pela professora da Universidade Federal da Bahia, Joseania Miranda Freitas, que comandará uma roda de conversa, franqueada ao público.

O projeto "Leituras do Mundo" é definido pela bibliotecária do MAB, Lúcia Valois, "como um projeto que tem por finalidade estimular a pesquisa, o uso orientado do espaço público da biblioteca, compartilhamento de conhecimentos, tendo em vista o poder da arte no processo evolutivo do ser e consequentemente da sociedade". “Leituras do Mundo" pretende ser um espaço de diálogo entre o público leitor e um profissional capacitado para desenvolver a conversa sobre temas diversos relacionados com o acervo da Biblioteca do MAB, que já foi considerada uma das três melhores bibliotecas de arte do Brasil.
A partir da concepção museu como um lugar de inquietações, tornou-se viável a criação deste projeto, que dialoga com as ações desenvolvidas no MAB.

O MAB é uma unidade vinculada ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, autarquia da SecultBA.

O LIVRO

O livro-catálogo "Uma Coleção Biográfica - os Mestres Pastinha, Bimba e Cobrinha Verde no Museu Afro-Brasileiro da UFBA" ultrapassa os formatos tradicionais deste tipo de produto, quando reúne textos de pessoas do meio acadêmico e de outros setores, a exemplo dos mestres de capoeira , doutores em sua arte, os quais, ilustrados pelas imagens fotográficas da referida coleção, possibilitarão ao público leitor o acesso ao conhecimento dos objetos-documentos, registros das várias histórias destes três grandes representantes da Capoeira do Brasil.

A cargo da professora Joseania Miranda, a criteriosa organização resulta na riqueza do material, ao incorporar à publicação poemas e letras, depoimentos e fotografias. Doutora em Educação e professora de Museologia, Joseania, é docente do curso de Museologia da UFBA e coordena, desde 2003, o Projeto de Ações Afirmativas Museológicas do Museu Afro-Brasileiro, desenvolvendo pesquisas relativas principalmente ao estudo do seu acervo.

**** "Leituras de Mundo" possui vagas limitadas e para confirmação de presença será necessário entrar em contato com a biblioteca pelo telefone 71 31176907.

Comentários