Últimas

Programação cultural do Pelourinho Dia e Noite movimenta mais um fim de semana no Centro Histórico


 
A exposição com obras de Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kainuma continua em cartaz na Galeria a Céu Aberto, no Terreiro de Jesus. A mostra é uma homenagem do artista aos 30 anos de tombamento do Pelourinho como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 
Quinta-feira (19), das 19 às 21h, tem  Grupo Clicheria  nas ruas, bares e restaurantes do Pelourinho, pela ação Poesia no Pelô. O grupo vai realizar uma performance multiartística em que o teatro canta, a palavra acontece, pinta, vibra e dança, tudo entrelaçando tudo e a arte dando uma resposta ao tédio. O elenco é composto por Daniel da Cruz, Maria Cajado, Tereza Cristina, Taíssa Cazumba e Tiago Oliveira.

 A partir da sexta-feira (20) a música toma conta do Pelourinho, através do quadro Música nas Esquinas. A atração do dia será Hugo Sanbone, que vai se apresentar das 18 às 19h no Cruzeiro de São Francisco. O trombonista,  compositor, arranjador e sanfoneiro é o criador da Sanbone Pagode Orquestra, integrante da Orkestra Rumpilezz, produtor e diretor musical do projeto PALI OJC e Trombonista da banda Cão de Raça, do cantor Edson Gomes. No pocket show, estará acompanhado de Natinho no contrabaixo e Jair Rocha na bateria, que tocarão um repertório recheado de músicas de gêneros, como o forró, samba, choro, pagode, bossa nova, tango dentre outros. 
 
No sábado (21), das 19 às 20h30, o grupo Onírica se apresenta nas Ruas do Pelourinho. Composto por Abner Bueno e Marina Monroy (flautas), João Almy (Violão) e Diogo Flórez (Percussão), o grupo arranja e recria grandes clássicos da MPB com roupagem instrumental. O repertório passeia pelo samba, choro e bossa dando toques de jazz e improvisação para trazer a todos os públicos o encanto e charme da música brasileira.

 O compositor, arranjador e instrumentista Estevam Dantas vai fazer uma performance com seu acordeom no domingo (22) , às 18h, na Cruz do Pascoal. Conhecido pela sua versatilidade, o artista vai levar ao Pelourinho um repertório que permite mostrar a sua experiência rítmica e estilística, interpretando peças de música instrumental que mesclam samba, chorinho, ijexá, samba-reggae, maracatu e carimbó.
A Igreja de São Pedro dos Clérigos recebe mais uma edição do Concerto nas Igrejas na manhã de domingo (22), das 11 às 12h, com o Duo Sarabandy. Recentemente formado, o grupo é composto pelo violonista André Almeida e pela violinista Sarah Fernandes.

 À tarde, às 16h, o Projeto Ibeji entra em ação no Cruzeiro de São Francisco na Programação Infantil. Coordenado pelos atores Cássia Valle e Leno Sacramento, o grupo é composto por músicos, atores, dançarinos, artistas plásticos e arte-educadores que realizam diversas performances artísticas para a criançada.

Casa do Benin – Amanhã (19), às 18h, haverá a exibição do filme é "Moro no Brasil", de Mika Kaurismaki, que trata de gêneros musicais, como frevo, maracatu, samba-de-coco, embolada e forró, mostrando as influências indígenas, africanas e portuguesas na multiculturalidade brasileira. Participam do elenco os cantores Seu Jorge, Margareth Menezes, entre outros. A ação conta com o apoio do Ministério da Cultura (MinC). A entrada é gratuita.

 A exposição "Casarios", de Diógenes Simões, se mantém em cartaz no espaço até o dia 30. O artista, que nasceu do Pelourinho, exprime em suas telas sua percepção sobre o local, com destaque para as edificações históricas, e faz um paralelo com a arquitetura presente em São Cristóvão - Sergipe, cidade que também possui patrimônio tombado pela UNESCO. Além disso, a mostra apresenta obras com ilustrações de natureza morta, praias e retratos. A exposição fica em cartaz  até 30 de novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.

 Continuam abertas as inscrições para a oficina de Bordados Barafunda, ministrada pela  Ekede Itana todas as  quintas-feiras, até dezembro. Nas aulas, os alunos aprendem a fazer bordados tradicionais feitos à mão, conhecidos como barafundas, bainha aberta ou asa de mosca, que eram desenvolvidos pelas mucamas para ornamentar as roupas das senhoras na época de escravidão e cuja prática está entrando em desuso. A mensalidade custa R$40.

 
PROGRAMAÇÃO


Ø      Galeria a Céu Aberto

O que: Exposição com obras de Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kainuma

Onde: Largo Terreiro de Jesus

Visitação até 30/11

 
Ø      Poesia no Pelô

Quando: Quinta-feira, 19/11, das 19h às 21h

O que: Clicheria

Onde: Ruas, bares e restaurantes do Pelourinho

 
Ø      Música nas Esquinas

Quando: Sexta-feira, 20/11, das 18h às 19h

O que: Hugo Sanbone

Onde: Cruzeiro de São Francisco

 
Quando: Sábado, 21/11, das 19h às 20h30

O que: Grupo Musical Onírica

Onde: Ruas do Pelourinho

 
Quando: Domingo, 22/11, das 18h às 19h

O que: Estevam Dantas

Onde: Cruz do Pascoal

 Ø      Concerto nas Igrejas

Quando: Domingo, 22/11, das 11h às 12h

O que: Duo Sarabandy

Onde: Igreja de São Pedro dos Clérigos

 
Ø      Programação Infantil

Quando: Domingo, 22/11, às 16h

O que: Projeto Ibeji

Onde: Cruzeiro de São Francisco

 Ø      Casa do Benin

Exposição "Casarios"

Artista: Diógenes Simões

Visitação: Segunda a sexta-feira, 9 às 17h. Até 30 de novembro de 2015

 
Exibição do Filme "Moro no Brasil", de Mika Kaurismaki      

19/11, às 18h

Entrada Gratuita
 
Oficina de Bordados Barafunda

Professora: Ekede itana

Quando: Quintas-feiras até dezembro

Mensalidade: R$40

Comentários