Últimas

Caruru da Diversidade acontece neste sábado (5)


 
O Caruru da Diversidade alcança a sua sétima edição neste ano de 2015. O evento é promovido pelo Grupo Gay das Residências da Universidade Federal da Bahia (GGR) e acontece no dia 05/09 ( sábado), às 19 horas, na Residência Universitária I, no Corredor da Vitória. O tema deste ano é “LGBTfobia: eu carrego a cruz das minhas dores.”

 Caruru da Diversidade é distribuído gratuitamente e possui como finalidades: o debate acerca da diversidade sexual, a aproximação da comunidade universitária às discussões do grupo LGBT e ampliar o diálogo com os demais segmentos sociais.

Nesta edição, o Caruru da Diversidade será realizado durante as atividades do II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, organizado pelo CUS, com o tema Ativismos das dissidências sexuais e de gênero, que acontece de 4 a 7 de setembro em Salvador.

Este ano o Padrinho do Caruru é o Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles e a Madrinha, Ângela Guimarães, Presidente do Conselho Nacional de Juventude.  A rainha será Jenny Müller e a musa da diversidade é cantora baiana Wil Carvalho.
O Caruru tem seu ponto alto com a entrega de placas aos homenageados e homenageadas pela atuação em defesa da promoção dos direitos humanos, especialmente, as minorias LGBT.  Este ano as homenagens são prestadas a Amélia Maraux, Vice Presidente do Conselho Estadual LGBT do Estado da Bahia; Aroldo Fernandes, Professor da Uesb e ex morador da Residência Universitária I; Professora Iole Macedo, Coordenadora de Ações Afirmativas Educação e Diversidade da Pro Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Ufba; a pesquisadora e filósofa Judith Butler; Marina Garlen, membro do Comitê Nacional de Cultura/MinC, militante da ANTRA e que completou 35 anos de carreira em 2015. Ainda, tem-se a homenagem a Francisco Sena, membro do Instituto Brasileiro de Transmasculinidade e a Coordenadora do Núcleo de Políticas de Cidadania e Direitos LGBT do Município de Salvador, Zu Mota Paim.

Durante a realização do Caruru a nova diretoria do Grupo Gay das Residências será empossada, ao tempo que apresentará as propostas da gestão.

Tradicionalmente, o Caruru tem uma vasta programação cultural com bastante música eletrônica e diversas performances. Entre as atrações estão: Samba Resi, Pétalas Ao Vento, Sfat Auermann, Milla Kokaev, Cabaré Drag King, DJ John Victor, DJ Elaine Batista, DJ Adriele Coutinho, DJ John Dessa, DJ Roberto Junior, DJ Sophia ft Artemis. Além da apresentação musical de Shanawaara, Solange tô aberta, Pagufunk, Ktrina Erratik.

O GGR para a realização do Sétimo Caruru da Diversidade conta com o apoio do Pró Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil/UFBA, Seminário Internacional Desfazendo Gênero, Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS), Bar Caras & Bocas, Dois Terços, Coletivo Kiu, DCE/UFBA e Residências Universitárias/UFBA.

 

Comentários