Últimas

“Arraiá do Mochilão” terá quatro dias de festa e trem de forró



A Prefeitura de Iaçu divulgou a grade oficial do “Arraiá do Mochilão 2015”, uma das festas mais esperadas do ano. A programação acontecerá entre os dias 21 a 24 de junho, na Praça dosFerroviários, em frente à Estação de Trem da Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

As principais atrações do “Arraiá do Mochilão” são Banda Canário do Reino, o cantor Canindé; que irá apresentar um repertório especial para o São João, Banda Casaco de Couro e Licor com Mel, dentre outras. Com mais de 40 horas de forró, a expectativa é receber cerca de 20 mil visitantes por noite.

Na abertura dos festejos, a chegada do “Trem do Mochilão” é encenada em ritmo de festa, mas também de celebração da memória local. Além disso,  há também o “Arrastão dos Candangues”, que acontece no dia 24 de Junho, último dia da festa.

Trem do Mochilão - Outra grande atração da cidade é o passeio do “Trem Mochilão”, que será realizado nos dias 22 e 23/06. O ingresso para o passeio de trem deve ser trocados por 2 kg de alimentos não perecíveis. A arrecadação dos alimentos será feita para a instituição filantrópica “Tudo Por Um Sorriso de Irmã Iolanda”. 

Nos dias 22 e 23 de junho acontece o famoso passeio do trem "Mochilão", que sai da Praça dos Ferroviários e faz um trajeto de uma hora com a animação de um trio nordestino. Regado a muito licor e forró, o passeio de trem é uma das principais atrações de Iaçu, e atrai visitantes e turistas que curtem a temporada junina na cidade.   Como manda a tradição, os festejos começam com a chegada do trem Mochilão, seguido de apresentações de quadrilhas, shows de bandas musicais e forrozeiros, realização de brincadeiras e manifestações culturais regionais, show de sanfoneiros na rua e arrastão dos “candangues”, os passageiros dos antigos Trens Mochilas. São Pedro - Após o São João, os festejos juninos continuam em Iaçu. Nos dias 11 e 12 de julho é realizada tradicional Festa de São Pedro, no distrito de João Amaro. No palco, as atrações Bruno Lima, Xinela de Couro, banda Os Clones, entre outras bandas encerram a temporada junina. Confira a grade de atrações abaixo:21 de Junho (Domingo)Bota RasgadaOficina do ForróCasaco de Couro22 de Junho (Segunda)ZumbelêKimimo do ForróCanários do Reino23 de Junho (Terça)Trio NogueiraLicor com MelCanindé24 de Junho (Quarta) – 16 horas (Arrastão Candangues)Rio UmbuzeiroJota CajaíbaMega Xote 11 de Julho (Sábado)Forró Chico BeloBruno LimaForrozão A Proibida12 de Julho (Domingo)Rodolfo SouzaXinela De CouroOs ClonesComo chegarA distância entre Salvador e Iaçu é de 272 km. Partindo de Salvador pela BR 324, até a Feira de Santana, pegar a BR-116 até o entroncamento com a BA-046. Seguir até o município de Ipirá; a partir daí, pegar a estrada que dá acesso a Itaberaba e em seguida Iaçu. A viagem dura, aproximadamente 4 horas.Iaçu é um município com aproximadamente 30 mil habitantes. Às margens do Rio Paraguaçu, a 281 km de Salvador, na região conhecida como Piemonte do Paraguaçu, entre os municípios de Milagres e Itaberaba, Iaçu é conhecido como um município de grande acervo cultural e política. 

Comentários