Natura aproxima consultoras e clientes na campanha ‘Chame Natura, chame que vem’
A Natura, líder em higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no
Brasil, lançou a campanha de comunicação “Chame Natura, chame que
vem”. Criada pela agência Taterka, a campanha traz uma mensagem
inspiradora e vibrante, que aproxima a marca de seus consumidores. É um
chamado positivo para as coisas simples da vida, em um movimento que reforça a
essência da Natura.
A campanha apresenta novas formas de conectar os consumidores com
Consultoras Natura, via mensagens de texto SMS e por meio da Rede Natura.
O serviço de SMS permite que clientes encontrem Consultoras Natura por
meio da tecnologia de geolocalização. Ao enviar gratuitamente, de seu celular,
a palavra Natura para o número 28128, o consumidor receberá uma mensagem
avisando que a consultora que estiver mais próxima entrará em contato. Para
esse serviço, não é necessário ter aparelho com acesso a internet.
O consumidor também pode optar por comprar via web, navegando nos
espaços das Consultoras Natura Digitais na Rede Natura. A plataforma de vendas
on-line foi lançada nacionalmente em dezembro.
“O Chame Natura é um chamado, um convite. É um grande esforço para nos
conectarmos e estarmos muito próximos daqueles públicos que são os mais
importantes para nós, nossas consultoras e nossos clientes”, disse Roberto
Lima, diretor-presidente da Natura.
Eduardo Simon, sócio e COO da Taterka, explica que “ovídeo traz
diferentes cenas do cotidiano para apresentar a ideia: ‘chame’ o que for
preciso – um sorriso, a alegria, um novo dia. O que você chamar, virá. Assim
como as consultoras da marca, que estarão disponíveis até mesmo nos celulares.
De maneira descontraída, mostramos na campanha que a partir de agora o
consumidor tem a oportunidade de realizar suas compras com mais agilidade, além
de estar mais próximo da marca.”
Além do comercial de 60 segundos, o filme também terá versões menores.
As peças serão veiculadas na Rede Globo, na Record e em mais onze canais de TV
paga. Haverá também inserções em rádios, portais e mídia impressa. A primeira
etapa da campanha ficará um mês no ar, mas a mensagem do Chame Natura permeará
a comunicação da companhia durante todo o ano.
“Esse apelo mais conceitual resgata a essência da marca de maneira
diferente, mostrando que o produto é um veículo do ‘bem estar bem’. O ‘Chame
que vem’ enfatiza, com leveza, que as consultoras estão sempre perto de nós”,
disse Denise Figueiredo, diretora de marca da Natura.
A campanha também terá desdobramento no meio digital, com ativações nas
mídias sociais criadas pela agência AG2 Nurun. Os seguidores da Natura no
Twitter (@naturanet) poderão interagir por meio da hashtag #chamenatura.
Durante a primeira semana de campanha, as consumidoras que usarem a hashtag
receberão informações exclusivas de beleza, que serão enviadas por três
blogueiras especialistas em pele, cabelo e maquiagem: Sabrina Olivetti (do
blog Coisas de Diva), Thereza Chammas (Fashionismo) e Beca Brait.
A Natura também irá oferecer às consultoras uma versão editável do vídeo
no Facebook. A Consultora Natura poderá adicionar um texto com seu telefone ou
endereço de seu espaço na Rede Natura ao fim do vídeo e compartilhá-lo com sua
rede de contatos.
O filme da campanha Chame Natura tem arranjo musical do compositor Jair
Oliveira, o Jairzinho, e a voz da cantora Céu. “Ao compor a música,
quis unir o conceito da campanha ao universo feminino, de uma forma animada e
positiva. Parti dessa ideia e criei a frase que abre a canção: ‘Chame o sorriso,
chame o que for preciso, para chamar seu particular paraíso’. O restante da
letra veio de forma muito natural. Durante a produção, adaptamos os arranjos,
que inicialmente eram de samba-rock, para algo que se parecesse mais com a
sonoridade da Céu”, diz Jair Oliveira.
Ficha Técnica
Título: Chame que vem
Duração: 1x60²/ 1x30² / 3x15² / 3x7²/ 3x5²
Cliente: Natura Cosméticos S.A
Produto: Institucional
Agência: Taterka Comunicações S.A.
Direção de Criação: Marcelo Lucato, João Livi e
Dorian Taterka Diretor de Arte: Javier Talavera , Will Silva, Endy Santana e
Rodrigo Grillo.
Redator: Maneco Pires e João Livi
COO: Eduardo Simon
Atendimento: Carlo Sabino, Mauricio Pacheco, Camila
Prado e Raphaela Guillen Aprovado por: Roberto Lima, José Vicente Marino,
Denise Figueiredo, Vera Sousa e Karina Guimarães
Planejamento: Marcelo Suárez, Fernanda Miné, Elaine
Suzuki, Caroline Schulz e Thalita Vitali
Mídia: Patricia Alves, Clovis de Oliveira, Bruno
Almeida, Bruno Felix, Daniela Oashi Mattos, Vanessa Almeida, Gabriela Pereira
RTV: Marina Fridman, Natalie Tacchi, Ana Carolina
Gazal, Ana Paula Ananias e Lia Satiro Diretora de Operações: Silvia Regina Dias
Ferreira Art Buyer: Greta Verga, Paola Ayala e Sonia Santos
Fotógrafo: Christian Gaul
Atendimento: Flora Marchesan
Produção: Lexique
Produtora Conceito: Zola
Direção: Carlos Manga JR.
Direção de Fotografia: Pedro Cardillo
Direção de arte: Clô Azevedo
Produção Executiva: Jimmy Palma
Head Of Production: Pedro Bueno
Coordenador de Produção: Amelinha Lobo/Ivana França
Diretor de Produção: Jefe Miranda 1ª Assitente de Direção: Caru Guariento
Gerentes de Projetos: Gabi Fernandes/Marina Leite/Markinhos Fagundes/Victoria
Scaff Assistentes de Projetos: Natalia Wandel/Bruna Chamlian Produtora Produto:
TVC
Direção: Rafael Costa
Direção de Fotografia: Rafael Costa
Direção de arte: Shigero Hashimoto
Produção Executiva: Madio Chiarella Filho
Montagem: Wilson Fernandes
Pós-produção: Equipe TVC
Finalizadores: Ricardo Nimtz e Thiago Ferreira
Atendimento Produtora: Giulia Ruberti e Madio Chiarella Filho Produtora de som:
S de samba Produtor de som: Rafael Silvestrini, Pedro Caldas, Gabriel Spinosa,
Dionisio Dazul e Rodrigo Monteiro Diretor Musical: Jair Oliveira e Wilson
Simoninha
Compositor: Jair Oliveira
Atendimento: Meg Ribeiro e Guga Ferrari