Últimas

Exposições no Palacete das Artes seguem até domingo (22)


O Palacete das Artes prorrogou para o dia 22 de fevereiro, três das quatro exposições em cartaz: Thelma Ferraz, Miguel Cordeiro e Cerâmica. A exposição Coleção Matilde Matos encerra no dia 15 de março. Já o Cinema do Palacete apresenta até o dia 25 de fevereiro, vários filmes com o tema “dança”.

  Thelma Ferraz

Em exposição na Galeria Mansarda do Palacete das Artes, a exposição de pinturas da artista plástica Thelma Ferraz contempla cerca de quinze telas de paisagens, em acrílico sobre tela, usando veladuras, monotipias, aguadas, manchas e aquarelas. “Recuperando memórias do olhar, espero trazer o conforto que o homem busca na natureza. E dessa forma fazer que o interlocutor possa se reconhecer e se encontrar no meu trabalho”, defende Ferraz.


Exposição Miguel Cordeiro

Aberta ao público em 25 de novembro de 2014, na Sala de Arte Contemporânea do Palacete das Artes, e com mais de 3.000 mil visitas até o momento, a exposição ‘Horizonte’, do artista visual Miguel Cordeiro, é uma das atrações deste verão na cidade. A mostra é composta de 60 obras do artista que utiliza variadas técnicas como acrílica sobre tela e papel, colagens e intervenções com stencil. Na exposição, Miguel Cordeiro apresenta sua mais recente produção, abordando o ambiente das cidades, tendo o indivíduo como centro das observações, entre os anseios, expectativas e inserção no mundo contemporâneo.

 

Exposição Cerâmica

No jardim do Palacete, a exposição de cerâmica “Se esta rua fosse minha brotavam flores de solidariedade”, reúne mais de 500 flores em cerâmica vitrificada, de variadas formas e cores, confeccionadas por 25 artistas. Parte da venda das flores será doada para o Hospital Aristides Maltez.



Coleção Matilde Matos

A “Coleção Matilde Matos”, composta por cerca de 80 obras, foi doada ao governo do Estado após o encerramento das atividades da escola e galeria de arte EBEC.  Dentre os artistas estão Bel Borba, César Romero, Chico Mazzoni, Leonel Mattos, Giovana Dantas, Mario Cravo Jr., Sérgio Rabinovitz, Hilda Salomão, Márcia Magno, Maria Adair, Graça Ramos, Guache Marques, Ramiro Bernabó e Edison da Luz.

O diretor do Palacete das Artes, Murilo Ribeiro, agradece a coleção no museu em nome dos artistas plásticos: “Nós, artistas plásticos da Bahia, órfãos não fomos. Tivemos uma mãe, uma grande amiga que a todos incentivou, apoiando e divulgando nossos trabalhos, expondo-os, recebendo-nos e acolhendo-nos em sua casa, fazendo dela a nossa casa. Assim é Matilde, generosa e com a incrível capacidade de perceber o potencial de cada um, fazendo questão de divulgar a arte visual, considerada por ela como “a arte do silêncio””.

Integra a exposição o documentário “Matilde Matos: a arte do silêncio”, dirigido por Kithi Oliveira, resultado de uma criação coletiva que contou com vários depoimentos de artistas, apreciadores de arte e amigos, sobre o convívio diário com Matilde e as artes visuais baianas.

 Cinema no Palacete das Artes

Dança é o tema do Cinema no Palacete das Artes de janeiro e fevereiro. No dia 30 de janeiro, será apresentado o filme Pina. Em fevereiro, no dia 4, é a vez de Momento de Decisão. No dia 6, Duas Garotas Românticas e, após o Carnaval, dia 25, o cinema retorna com Cantando na Chuva. As exibições acontecem sempre às 17h.



Palacete das Artes

Rua da Graça, 284 – Graça

71 3117 6910

Comentários