Últimas

Gratuito: Festival Caymmi acontece neste final de semana no Santo Antônio Além do Carmo


A segunda edição do Festival Caymmi de Todas as Músicas invade o largo de Santo Antônio Além do Carmo nos dias 13 e 14 de dezembro, a partir das 17h. O evento irá reunir bandas e artistas pré-selecionados para o Prêmio Caymmi de Música, apresentação de videoclipes concorrentes e uma surpresa para esta edição: a participação do evento gastronômico e cultural, a Feira da Cidade. Uma verdadeira festa de música, gastronomia e arte para o público, tudo de forma gratuita. O Prêmio Caymmi de Música é uma realização da Via Press Comunicação e Eventos com patrocínio da GVT, através do Instituto GVT, da Prefeitura Municipal de Salvador e do Governo do Estado da Bahia, através da lei de incentivo fiscal FazCultura.

A programação desta edição segue a diversidade da premiação e conta com apresentações das bandas e artistas como Transcendental, Kalu, Suzana Bello, Dó Ré Mi Lá, Toco Y Me Voy e Neto Lobo, além de participações especiais de artistas já consagrados. O apresentador Jackson Costa faz as honras da casa junto com Dorival Caymmi, interpretado pelo ator Marcelo Augusto. “Estamos devolvendo ao povo o que é do povo. Em contato com as pessoas pude sentir a vibração de cada uma, o semblante de felicidade por serem resgatadas pela arte. O Prêmio Caymmi de Música traz de volta algo que é da cultura popular, a aproximação do público com os artistas”, revela Jackson.

Inspirado no histórico das premiações musicais e na importância dos festivais para a dinamização do cenário musical, os Festivais Caymmi de Todas as Músicas transcendem a função de revelar as produções inscritas no projeto, promovendo encontros com a audiência baiana, criando uma atmosfera típica dos antigos festivais de música, onde o próprio público tem acesso à música de qualidade, além de apoiar e torcer por seus candidatos preferidos. “A ação de levar a música para a rua é a grande novidade do Prêmio Caymmi. Assim a premiação ganha uma amplitude inerente ao grandioso compositor que foi Dorival Caymmi”, avalia André Simões, diretor dos festivais. “Outro ponto muito importante é viabilizar espaços de convivência para as famílias. Muita gente sente saudades do tempo em que pais e filhos ocupavam as praças para conversar, participar de eventos. Isso mostra como os festivais impactam tanto os artistas e bandas que se apresentam quanto as pessoas que prestigiam os shows”, completa.

A abertura do Festival Caymmi de Todas as Músicas foi na Lagoa do Abaeté nos dias 15 e 16 de novembro, como ato simbólico de reverência ao mestre da canção e inspiração maior do prêmio, Dorival Caymmi. “Com a premiação cumprimos nosso papel como cidadãos, de revelar a música nova da Bahia, resgatar a memória de nossos mestres e ocupar os espaços públicos com cultura de qualidade. De grão em grão, vamos fazendo nossa parte, isto é o que nos cabe”, diz Elaine Hazin, diretora geral da Via Press, destacando também a diversidade da programação dos festivais. “Essa diversidade que o Prêmio está revelando mostra a força e riqueza de nossa música”, acrescenta.

A presença da Feira da Cidade vai enriquecer ainda mais esta edição dos festivais. A feira irá oferecer iguarias gastronômicas de diversos estabelecimentos de Salvador, além de outras atividades relacionadas à moda, artes visuais, design, manufaturas, decoração e livros. Ao todo serão 50 expositores. A feira vai funcionar das 11h às 19h, no sábado, e das 9h às 19h no domingo. “Será um grande movimento cultural”, acredita Elaine Hazin.



Artistas e bandas

Transcendental - Do cruzamento da sonoridade dos candomblés e dos cânticos das igrejas barrocas nasceu a banda Transcendental. De caráter instrumental, a banda é formada pelos músicos Vinicius Freitas (saxofone e flauta), Mateus Aleluia (trompete e flugel horn), Jota Anderson (baixo e violão) e os percussionistas Luizinho du Gêge, Kainã du Gêge e Gabi Guedes.

Kalu – Desde 2001, Kalu atua na cena independente de Salvador, com participação em trabalhos de diferentes artistas e bandas. O cantor, compositor, instrumentista e poeta baiano lançou seu primeiro disco, ‘Amaralina’, em 2013, com dez músicas e duas poesias autorais e inéditas.

Suzana Bello - Radicada na Bahia, a cantora carioca tem um domínio técnico vocal que se destaca pela extensão, dramaticidade e diversas nuances que imprime às canções. Em seus shows, ela interpreta músicas de artistas consagrados, como chico Buarque, Gilberto Gil e Moraes Moreira.

Dó Ré Mi Lá - Voltado para o público infantil, Dó Ré Mi Lá utiliza a linguagem lúdica para semear valores e se aproximar do universo das crianças, como forma de atraí-las para a arte musical. O grupo é liderado pela dupla Milla Franco, voz e violão, e Rogério Lustosa, voz e teclado.

Neto Lobo e a Cacimba - As principais características da banda é a mistura da linguagem pop com elementos tradicionais da música nordestina e afro-baiana. Neto Lobo e a Cacimba lançou dois CDs: o primeiro em 2009, com título homônimo. Já o segundo, “Meu Pé de Umbú”, foi lançado em novembro de 2014.

Toco Y Me Voy – Por definição própria definição, a banda busca uma música que represente a particularidade e universalidade dos estilos contemporâneos. É formada pelos músicos Thiago Ribeiro (voz, guitarra e bandolim), Andrés Cisilino (bateria e percussão), Daniel Neto (acordeon e escaleta) e Gustavo Marimbá (contrabaixo e percussão).

 Serviço

2º Festival Caymmi de Todas as Músicas | Prêmio Caymmi de Música

Onde: Largo de Santo Antônio – Santo Antônio Além do Carmo

Quando: 13 e 14 de dezembro de 2014

Atrações: Transcendental, Kalu e Suzana Belo no sábado; Do Re Mi Lá, Neto Lobo e Toco Y Me Voy no domingo

Horário: 17h

Aberto ao público – Entrada gratuita

Comentários