Últimas

Ambev lança vídeos do Papo em Família em rede nacional de cinemas


A partir deste mês, a Ambev levará para as salas de cinema da rede Cinépolis em todo o país os vídeos do Papo em Família. Um projeto desenvolvido em parceria com a Mauricio de Sousa Produções com o objetivo de ajudar pais e educadores no diálogo com as crianças e adolescentes para impedir o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos.
As animações, com cerca de 30 segundos cada uma, trazem a Turma da Mônica Jovem e a Turma da Tina em situações do cotidiano que ilustram a importância de abordar o tema com os jovens para que eles entendam a gravidade de beber antes dos 18 anos.
Em um dos vídeos, intitulado “Opinião”, por exemplo, há um diálogo da Mônica com seu pai, a caminho de uma festa, em que ela diz que não vai beber, pois ainda não tem idade para isso. Em outra história, chamada “Pra casa”, a Tina e seus amigos reforçam que não se pode beber e dirigir.
 Os curtas serão exibidos antes das sessões dos novos filmes da Turma da Mônica que compõem o Cine Gibi. A iniciativa se estenderá até dezembro em todas as 38 salas da rede Cinépolis em 28 cidades do país (www.cinepolis.com.br). A expectativa é que as histórias do Papo em Família no cinema atinjam 40 mil famílias.
Antes das sessões, a Ambev distribuirá ainda a cartilha do projeto, uma das principais peças da iniciativa. Dividida de acordo com diferentes faixas etárias, ela traz dicas práticas e orientações aos pais e professores sobre como tratar o assunto com seus filhos e alunos.
“A exibição do Papo em Família nos cinemas é uma ótima oportunidade de alertar os pais para inibirmos o consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes. Dentro da ampla plataforma de ações de consumo responsável da Ambev, o Papo é uma de nossas principais iniciativas. É uma forma divertida e didática de falar sobre o assunto”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação da Ambev.
Esses vídeos, a cartilha e as demais peças do Papo estão disponíveis gratuitamente no site www.ambev.com.br/papoemfamilia
A Ambev e o consumo responsável
A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há mais de 10 anos. Desde 2003, a companhia participa das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Naquele ano, a empresa lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável (veja o vídeo aqui). Norteadas pelas premissas da OMS, as ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado. Além do Papo em Família, a companhia possui ainda os projetos: Jovens de Responsa, Supermercado de Responsa e Bar de Responsa.



O Jovens de Responsa começou em 2010 e hoje reúne 23 ONGs de cinco estados brasileiros. Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 7,3 mil jovens diretamente, reuniu mais de 50 mil pessoas em eventos do programa e impactou 3,7 milhões de pessoas com ações de comunicação. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber. Regularmente, a Ambev realiza o Seminário Social, evento onde todas as ONGs se reúnem para apresentar os resultados de suas ações, discutir os desafios atuais, cocriar novas ideias e soluções e também compartilhar melhores práticas. Por meio do Jovens de Responsa, a Ambev tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. Essas ferramentas têm colaborado com a elaboração de políticas públicas voltadas para o uso consciente do álcool.
O Supermercado de Responsa é uma parceria com redes de supermercados que visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas em supermercados do país. Já o Bar de Responsa é um amplo programa de treinamento de profissionais que trabalham em bares, restaurantes e eventos para que eles se tornem multiplicadores do consumo responsável. Desde que foi lançado, o Bar de Responsa já treinou mais de 100 mil pessoas.


Comentários