Últimas

1ª edição do Noites de Radioca tr ​az​ artistas inéditos para Salvador


A nova música brasileira está fora de rádios e ainda é desconhecida pela maioria das pessoas. Um dos poucos espaços onde ela pode ser ouvida na Bahia é no programa Radioca, que apresenta semanalmente novidades da nossa música pela Educadora 107.5 FM. O programa cada vez mais estende seus tentáculos com a proposta de difundir essa nova produção para o público baiano e lança agora o projeto Noites de Radioca, com a missão de apresentar bandas e novos artistas em shows exclusivos. O piloto acontece no próximo dia 09 de agosto, às 22h, no Commons Studio Bar, e reúne o Tropical Selvagem, projeto de Ronei Jorge e João Meirelles
​,​
e a banda paraibana Rieg. O Dj Camilo Fróes, da festa Baile Esquema Novo, completa a lista de atrações da noite.

O TROPICAL SELVAGEM é um projeto híbrido integrado pela dupla Ronei Jorge Martins e João Milet Meirelles e, por vezes, um terceiro elemento, sempre mutável. Ronei, conhecido desde os anos 90 por seu trabalho à frente dos grupos Saci Tric e Ladrões de Bicicleta, faz cinema, música pop e brasileira. João, compositor, DJ e fotógrafo, integrou diversos projetos solos ou com outros artistas e é o responsável pelas bases eletrônicas do BaianaSystem. O Tropical Selvagem apresenta as canções de Ronei pós Ladrões de Bicicleta, com suas melodias, sua interpretação e seu violão, sempre com forte carga da música brasileira, sob abrigo dos arranjos de João, que processa, tira de sua matriz, inclui texturas e narrativas sonoras da música eletrônica, do glitch, noise, pop. Um trabalho com conteúdo narrativo que é enriquecido por pensamento visual dirigido por Lia Cunha.


Formada por Between2d (vocal, sampler e synth), Jesi (baixo) e Nildo Gonzales (bateria), a RIEG é uma das boas novidades surgidas em João Pessoa nos últimos anos. O grupo traz referências às tecnologias vintage num universo particular que formulam no palco e em suas produções, no som trazem como base a música eletrônica. Trafegando entre o trip-hop e o pop experimental, o trio cria uma sonoridade complexa que ganha maior estranhamento com as letras compostas em inglês, alemão e português pelo vocalista alemão-norte-americano. A banda teve sua estreia em 2010 e no ano seguinte lançou o Ep “The Histrionic”. Em 2012, soltou seu disco conceitual “12:00”, que descortina para um garoto a verdade em relação ao seu falecido pai após encontrar no porão de sua casa fitas vhs escondidas. Já em 2013, a Rieg liberou uma série de teasers e clues sobre o novo projeto, gravada em estilo de filmagem em vhs, resultando entre o burlesco, a trilha sonora de filmes de terror e psicodelia, através de samples estranhos, vocais de 8bit melancólicos, mantras em delay, baixos pesados, exuberantes e grossos, e baterias ressonantes em um estilo vintage moderno.

Essa será a primeira noite do projeto, que pretende acontecer outras vezes, sempre com uma banda local e outra que ainda não tenha tocado em Salvador. A missão é de apresentar novas bandas e artistas para o público de Salvador. O Radioca é apresentado e produzido pelo jornalista Luciano Matos, pelo músico Roberto Barreto e pelo próprio Ronei Jorge. Vai ao ar todos os domingos às 19 horas na Educadora FM, 107.5, mas também está disponível no site www.radioca.com.br.



Serviço:
Noites de Radioca
Commons Studio Bar
Dia 09 de agosto (sábado), às 22h
Bandas: Rieg (PB) + Tropical Selvagem
Dj: Camilo Fróes
Ingressos: até 23h R$15 / após 23h: R$20


Comentários