Últimas

Muncab apresenta mostras que acentuam ligação da cultura negra com o futebol



O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) será reaberto ao público a partir do dia 12 de julho, exibindo como atrativo duas mostras que têm o futebol como temática central. A primeira mostra, intitulada Barbosa, um goleiro no imaginário popular, discute sobre o gol sofrido pelo Brasil na partida que decidiu a Copa do Mundo de 1950, na visão livre de diversos artistas plásticos de Salvador. Já a segunda mostra, nomeada Pop Futebol Clube e Torcidas Organizadas, reúne trabalhos do artista plástico carioca Antonio Miranda, destacando a fusão do comportamento lúdico dos torcedores de futebol com elementos da cultura brasileira. O patrocínio do projeto Museu em Processo, que mantém o Muncab em atividade mesmo sem a conclusão total da sua obra de instalação, é da Petrobras.
Além da programação expositiva com foco no futebol, o Muncab estará reapresentando, também, a partir de 12 de julho, uma mostra do seu acervo, que abrange cerca de 260 obras relacionadas com a ancestralidade africana e a contemporaneidade, adquiridas como primeira coleção do museu, em 2011; e uma exposição intitulada Cabeças de Orixás, de autoria do artista plástico Antonio Miranda, que traduz a representatividade de sete orixás do candomblé, absorvendo signos da cultura popular brasileira.
As quatro mostras, apesar de diferentes na proposta, têm em comum a ênfase na valorização e difusão de aspectos da cultura de matriz africana, destacando a sua influência sobre a cultura brasileira. Através de documentos, fotografias, arte religiosa, esculturas, pinturas, ourivesaria e arte contemporânea de diversos artistas nacionais e estrangeiros, o Muncab consolida, assim, a sua preocupação em colaborar para a construção de um lastro cultural africano na Bahia e no Brasil.   
·         Muncab na Copa do Mundo
·  Período: 12 de julho a 2 de agosto de 2014
·  Horário: terça a sábado, das 10h às 17h
·  Local: prédio do Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira
·  Endereço: Rua do Tesouro, s/n Centro Histórico / Salvador
·  Entrada franca

·  Informações: 71-3017-6722/30226722

Comentários