Últimas

Coletivo Atores à Deriva estreia a peça A Mar Aberto em Salvador


Em A Mar Aberto, uma barca de pescaria é palco de um amor impossível em uma história livremente inspirada no livro O Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. A peça vai estar em cartaz sexta nos dias 9, 10, 16 e 17 de maio, no Espaço Xisto Bahia, e é parte do projeto Mar de Cá, Mar de Lá, parceria entre A Outra Companhia, de Salvador, e o coletivo Atores à Deriva, de Natal.
Na história, o pescador José Hermílio é apanhado em uma rede de emoções além da sua compreensão e luta para se desvencilhar de seu desejo por um pescador mais novo, em um intenso conflito emocional que se desenrola ao sabor das ondas, em mar aberto. Preconceito, religiosidade, rudeza e culpa, estão presentes no espetáculo do Coletivo Artístico Atores à Deriva dirigido por Henrique Fontes. “A Mar Aberto é um espetáculo lindo, é quase um Grande Sertão Veredas acontecido no mar, com uma relação acontecendo sem os envolvidos saberem o que é, se é um amor. É um espetáculo que vale a pena a pena ver porque está cercado de referências muito interessantes e que tem uma montagem muito bem feita”, recomenda Roquildes Junior, membro d’A Outra Companhia, que recebe o grupo de Natal para o projeto de intercâmbio Mar de Cá, Mar de Lá.
A peça estreou em Natal, em 2008, depois de 4 meses de experimentações. A primeira aparição pública, estimulou o debate de boa parte da classe teatral de Natal e contabilizou um número crescente de público. A boa recepção resultou na circulação da peça em importantes festivais, como o Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Mostra SESC Cariri (CE), Porto Alegre em Cena (RS), Caxias em Cena (RS) e FENTEP – Festival de Presidente Prudente (SP).
Mar de Cá, Mar de Lá
A apresentação de A Mar Aberto faz parte do projeto Mar de Lá, Mar de Cá, um intercâmbio entre A Outra Companhia e o coletivo Atores à Deriva. Durante o mês de maio, Salvador e Alagoinhas recebem 9 apresentações da companhia de Natal, que além de A Mar Aberto, traz a peça infantil Flúvio e o Mar e o solo O Cobrador. Em agosto será a vez d’A Outra Companhia apresentar três produções de seu repertório em Natal e Caicó, interior do Rio Grande do Norte.
O diálogo criativo entre as duas companhias e as peças selecionadas para circulação se estabelece sobre bases compartilhadas. Além da utilização do mar como eixo temático e poético de suas peças, as companhias têm influência de elementos da cultura popular, a dramaturgia baseada em obras literárias e o interesse pelo desenvolvimento de atividades voltadas para mediação cultural, mobilizando crianças e adolescentes de escolas públicas.


Serviço - A Mar Aberto
Quando: 09, 10, 16 e 17 de maio.
Horário: 20h
Local: Espaço Xisto Bahia (R. General Labatut, 27, Barris)
Ingresso: R$ 10/ R$ 5

Ficha Técnica
Direção e autoria: Henrique Fontes
Elenco: Doc Câmara, Bruno Coringa, Paulo Lima, João Victor e Thazio Menezes
Figurino: Coletivo Atores à Deriva com Thiago Vieira
Cenário: Thiago Vieira
Direção Musical: Danúbio Gomes

Comentários