Últimas

Pré-carnaval anima foliões e leva grandes artistas ao Pelourinho


É carnaval, cidade! Quem vai ao Pelourinho de 10 a 16 de fevereiro tem a oportunidade de vivenciar uma folia democrática, com opção para todos os gostos e idades. Protagonistas do Carnaval da Cultura, os blocos Afro realizam verdadeiros festivais de integração nas praças, acompanhados por convidados ilustres. Nesta semana, é a vez do Olodum receber Ivete, Saulo e Pablo. O Cortejo Afro divide o palco com Carlinhos Brown; e o bloco Coração Rastafari, com Lazzo Matumbi.

Quem também marca presença é o Carnaval de Maragojipe, com seus tradicionais mascarados, orquestra e charanga. O festejo, que conquistou, em 2009, o título de patrimônio imaterial da Bahia, vai tomar as ruas do Pelô. Destaque, ainda, para o Baile infantil do Ibéji e para o concurso que vai escolher a rainha do bloco Afro Ókánbí. É no Pelourinho que pessoas e ritmos se misturam, antecipando a magia do carnaval em Salvador. Toda programação cultural do Pelô é promovida e apoiada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Programação - A semana começa com o ensaio do Cortejo Afro, na segunda-feira (10), às 21 horas, na praça Pedro Arcanjo. O convidado da noite é o cantor e compositor Carlinhos Brown. Os ingressos custam 20 reais.  Já na terça-feira (11), a praça Pedro Archanjo será palco para o Afro Ókánbí, que abre, às 19 horas, a “Noite da Deusa Atikum”, quando escolherá a sua rainha. A entrada é gratuita.

É também na terça-feira (11) que o bloco Afro Olodum, com participação de Ivete Sangalo, Saulo Fernandes e Pablo, promete balançar o público na praça Tereza Batista. O ensaio começa às 20 horas, com ingressos a 50 reais.

Na quarta-feira (12), a folia vai das ruas à praça Pedro Archanjo. É o Carna Maragojipe no Pelô, que começa nas ruas, às 18 horas, com o desfile do Grupo de Mascarados de Maragojipe, acompanhado pela Charanga de Maragojipe. Às 19 horas, tem apresentação da Orquestra Popular de Maragojipe e convidados, com entrada livre. Ainda na quarta-feira (12), às 21 horas, tem ensaio do Muzenza na praça Tereza Batista, com ingressos a 20 reais.

Na quinta-feira (13) é a vez do cantor Lazzo Matumbi e do bloco Coração Rastafari movimentarem a noite na praça Pedro Archanjo. O show começa a partir das 20 horas e o ingresso custa 20 reais. Na praça Tereza Batista, também na quinta-feira (13), o bloco Bankoma recebe o público em ensaio com entrada gratuita e, na praça Quincas Berro D’Água, tem o axé de Buk Jones, às 21 horas, com entrada livre.

No pré-carnaval do Pelourinho tem diversão de graça. Também são livres as entradas para o ensaio do bloco Diamante Negro, na praça Quincas Berro D’Água, na noite da sexta-feira (14); para o Baile Infantil Bloco Ibéji, que acontece no  sábado (15), das 14 às 17h30, na praça Pedro Archanjo; e para o ensaio do bloco Os Negões e concurso “Negro Lindo”, na praça Tereza Batista, às 20 horas, ainda no sábado (15). A programação da semana se encerra com o ensaio do Olodum, no domingo (16). A Apresentação começa às 15 horas na praça Tereza Batista. O ingresso custa 30 reais.

Comentários