Últimas

Projeto Lúdica promove educação musical para bebês


Mesmo antes de nascer, através do corpo da mãe, os sons e o ritmo fazem parte da vida do ser humano. Já na tenra idade, a música é um importante instrumento para estimular as funções cerebrais. Fortalecer o vínculo entre pais e filhos, ampliar a habilidade corporal através do ritmo e do movimento, e estimular vivências de socialização e interatividade são alguns dos benefícios do trabalho de educação musical infantil. Em Salvador, o projeto Lúdica, coordenado pelos professores Carmelito Lopes e Letícia Lopes, promove aulas para bebês com idade entre quatro meses e três anos.

“O trabalho de educação musical para bebês, além de desenvolver a percepção musical, promove a estimulação sensorial e motora das crianças”, explica o professor Carmelito Lopes. “A partir dos quatro meses a criança já consegue sentar sozinha ou com ajuda de um adulto e realizar as atividades das aulas,” conta a professora Letícia Lopes, que acrescenta “as aulas são totalmente lúdicas, são um estímulo ao jogo simbólico, ao despertar, ao aprendizado.”

As aulas são ministradas em grupo para estimular a sociabilização e acontecem nas instalações do Colégio Módulo Criarte, na Pituba. Cada aula tem duração de 45 minutos. Um adulto (mãe, pai, avós, babá) deve acompanhar o bebê durante todo o encontro.

Durante as aulas, que são sempre acompanhadas pelo professor Carmelito Lopes ao teclado, a professora Letícia estimula a manipulação de instrumentos e propõe várias brincadeiras de roda. As atividades e canções conduzidas por eles promovem a movimentação natural - andar, marchar, correr, saltar, dançar –, a expressão através de gestos e o contato dos bebês com diferentes estilos musicais.

Educação Musical

           Todo trabalho foi desenvolvido baseado na filosofia do educador musical belga Edgar Willems, que refletiu sobre a vida humana, natureza essencial dos elementos da música e traçou um paralelo relacionando inicialmente o ser humano a música. Partindo disso, ele relacionou a vida fisiológica (o corpo) com o ritmo, a vida afetiva (sentimento) com a melodia e a vida mental (intelecto) com a harmonia. Na prática, Willems destaca quatro atividades indispensáveis nas aulas de iniciação musical: Desenvolvimento Auditivo, Desenvolvimento Rítmico, Locomoção e Canção.

            Aliado à pedagogia de Willems, os professores da Lúdica juntaram uma bagagem de anos de estudos e prática em educação musical. “Percebemos a importância de agregar mais duas atividades na rotina de cada aula: Integração e Relaxamento”, contam os professores. Como resultado, as aulas seguem o seguinte formato: integração, desenvolvimento auditivo, desenvolvimento rítmico, locomoção, canção  e relaxamento.

Informações sobre o curso de Educação Musical para Bebês podem ser obtidas pelos telefones (71) 2108-1700 / 9142-1491 / 8221-9343 e na Fan Page www.facebook.com/ludicamusical

Comentários