Últimas

Escritor catuense lança livro sobre os “causos” do município


O escritor catuense Eronildes Chaves Ribeiro - Eron - lança no dia 25 de outubro, às 19h30, na Casa da Cultura Antônio da Luz Pinto, em Catu, o livro Catu: História, Casos e Causos.  A obra é composta dos “causos” acontecidos no município, com personagens e personalidades da cidade. Momentos pitorescos, cômicos e picantes, narrados de maneira que também falam da época.

A idéia por trás do livro veio das anotações e manuscritos guardados, o seu lado escritor começou ainda jovem, aos 19 anos, com artigos e poesias premiadas. Por incentivo da família resolveu passar a limpo as histórias e reuniu 40 casos acontecidos em Catu e nas cidades em que morou. “Tenho muita coisa escrita em cadernos e folhas velhas, tive uma pressão da minha família para organizar no computador as minhas poesias, meus contos e histórias. Com esse incentivo decidi publicar um livro e foi o maior arerê na cidade, estão todos ansiosos. Estou muito empolgado, ainda não lancei o primeiro e já estou organizando o segundo.”, disse Eron.

O livro tem uma narrativa diferente é descrito através dos costumes vividos no momento acontecido.  Histórias de estudantes, bêbados, padre, políticos, juiz, prostitutas, médicos, lavadeiras, entre outras pessoas da comunidade são contadas de uma forma descontraída. É colorido como a vida do escritor, a sua trajetória de menino pobre, a luta pela sobrevivência até se aposentar como gerente de agência de banco.

Sobre Eron:

Sempre gostou de contar estórias, como um bom morador do interior, não podia ver uma roda de pessoas e lá se vinham casos, “causos” e piadas sobre si mesmo, sobre pessoas, e pessoas de Catu. Estórias picantes que provocavam intensas e gostosas gargalhadas. Enquanto contava, pegava na voz, o que dificultava, muitas vezes, o entendimento. Não se importava, recontava, contava, recontava ... Chegou à hora. Eron decidiu contar mais uma vez, mas um contar diferente. Despretensioso, assim como é na vida, Eron, sem preciosismo. De contador de números, no Colégio Santana, com aulas de Contabilidade, e em Bancos, quando demonstra profissionalismo, aposentando-se como Gerente, passa agora a escrever estórias.

Serviços:

Lançamento do livro Catu: Histórias, Casos e Causos

Local: Casa da Cultura Antônio da Luz Pinto (Catu – 78km de Salvador).

Data: 25 de outubro de 2013

Horário: 19h30

Comentários