Últimas

Semana da Diversidade terá palestras, seminários e shows


A programação da II Semana da Diversidade e Parada Gay da Bahia contará com palestras, seminários, lançamento de livro, shows musicais, festival de cinema, poesia e teatro, de 2 a 7 de setembro, e será finalizada no dia 8 com a realização da 12ª Parada Gay da Bahia. Com o tema "Somos milhões: estamos em todos os lugares", a Parada contará com desfiles de trios elétricos e palco da diversidade.
Os eventos são organizados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), com apoio da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) e Bahiatursa. O objetivo é tornar a Semana da Diversidade e a Parada em atrativos para o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) da Bahia, turistas e todos aqueles que se aliam à luta pela diversidade sexual.
Durante os seis dias, serão debatidos temas como saúde, cidadania, combate ao preconceito, dentre outros. A ministra Maria do Rosário e o deputado federal Jean Wyllys participam das palestras, em Salvador na quinta-feira, 05, "Pátria amada, salve, salve! O Brasil sem homofobia" e "A população LGBT como alvo prioritário dos políticos discriminadores no Congresso: homofobia e o impacto eleitoral", na Unifacs do Caminho das Árvores, das 14 às 18h. 
A superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, afirma que a Semana da Diversidade, em 2012, foi criada para oferecer mais opções culturais para visitantes que vêm participar da Parada Gay."Este é o segundo ano da Semana da Diversidade, que foi preparada com ações culturais para atrair o visitante que vem à Parada Gay da Bahia, uma das principais do Brasil. Esse público se interessa muito por nossas festas e nossa cultura, por isso montamos com os parceiros uma programação especial e também buscamos capacitar os profissionais de turismo para atender às demandas do público LGBT".
A abertura do ciclo de palestras acontece nesta segunda-feira, 02, às 14 horas, no auditório da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), no Centro Administrativo da Bahia. Entre os palestrantes, Ailton Ferreira, superintendente de Direitos Humanos, e Paulett Furacão, da Coordenadoria Estadual LGBT, ambos da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH), que vão falar sobre "Cidadania Trans - Transexuais no mercado de trabalho".

Veja a programação da Semana da Diversidade e Parada Gay
Segunda-feira
Palestra: “Cidadania Trans - Transexuais no mercado de trabalho”, às 14 horas, no auditório da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), no Centro Administrativo da Bahia.
Terça-feira
Lançamento do livro em quadrinhos “Ben”, do cartunista baiano Luís Augusto, às 19h, na Livraria Glauber Rocha, na Praça Municipal.
Palestra “Papo Saúde: Aids, assunto encerrado!” com o sexólogo Jairo Bauer (SP), no  auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (Ufba), às 18 horas. A entrada é franca, com direito à certificação para estudantes da graduação.
Quarta-feira
Apresentação teatral e poesia no Rio Vermelho e Largo 2 de Julho, à noite
Seminário “A construção do Estado laico no Brasil e a defesa dos direitos humanos na área da saúde”, das 14 às 18h, na sede da Unifacs do Caminho das Árvores. O acesso égratuito e há certificação para estudantes de graduação

Quinta-feira
Seminário “A construção do Estado laico no Brasil e a promoção de direitos de minorias (LGBT, mulheres, negros, dependentes químicos, prostitutas, etc.)”, na Unifacs do Caminho das Árvores, das 14 às 18h, com os palestrantes a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e o deputado federal Jean Wyllys.
Sexta-feira
Seminário “A construção do Estado laico no Brasil e os desafios para a justiça e a educação para a manutenção dos direitos das minorias”, wokshop, com curso básico de montagem para quem quer ser drag queen e ator transformista,  na sede do Grupo Gay da Bahia, e a  Mostra Festival de Cinema Mix Brasil, das 18h às 21h, na Sala Walter da Silveira, nos Barris.
Sábado
V Caruru da Diversidade, na residência universitária da Ufba, Corredor da Vitória,  às 19h, com entrada franca;
Festa-show Independence Divas,  na Casa da Itália, com música eletrônica, DJs e transformistas (R$ 20,00);
Mostra Festival  de Cinema Mix Brasil, na Sala Walter da Silveira, das 18h às 21h;
II Feira da Diversidade e Negócios de Salvador, no Largo 2 de Julho, das 9h às 19h

Domingo
Parada Gay - Apresentação de shows transformistas, bandas musicais, desfiles de trios elétricos, música eletrônica, além do palco da diversidade, com shows transformistas e bandas musicais. Concentração no Largo do Campo Grande, às 11 horas. A abertura do desfile será às 15 horas.

Comentários