Últimas

Inscrições para o Programa Natura Musical Edital Bahia encerram nesta SEXTA


Programa vai destinar R$ 1 milhão para apoiar a produção de CDs, espetáculos, livros, pesquisas, entre outros produtos culturais com foco na Bahia

O Programa Natura Musical, encerra nesta sexta-feira, 19 de julho, as inscrições para a segunda edição do seu edital baiano, que apoia iniciativas culturais que tenham a música brasileira como foco central. O edital é voltado para pessoas físicas e jurídicas, produtores, promotores, companhias e outras instituições que desenvolvam atividades artísticas e culturais. Todos os projetos deverão, necessariamente, prever a produção e entrega de um produto cultural físico inédito (CDs, DVDs, livros, coletâneas, catálogos de exposições ou programações, por exemplo), com tiragens a partir 1000 unidades.


Criado em 2012, o edital Bahia já possibilitou a gravação do DVD “Ilê Aiyê – Bonito de se ver”, previsto para lançamento em novembro, a realização recente na Bahia do consagrado festival de documentários musicais In-Edit, a produção do primeiro CD de Russo Passapusso, músico com mais de 10 anos de carreira, e a criação de um site com as faixas do CD disponíveis para download de forma gratuita, a gravação do segundo CD solo de Marcella Belas, assim como seu lançamento em shows e a gravação de um videoclipe, previstos para o segundo semestre, e a turnê nacional de Marcia Castro, outro grande talento baiano que lançou o CD “De pés no chão” no ano passado e agora viaja o Brasil, mostrando canções novas e releituras de clássicos.

O valor destinado para o edital é de R$ 1 milhão, que será dividido entre os projetos selecionados. Para obterem o patrocínio, os projetos selecionados devem ter a aprovação do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural – FAZCULTURA, da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (SECULT). Proponentes que ainda não possuírem aprovação de seu projeto na lei estadual, também podem se inscrever no edital Natura Musical Bahia e terão um prazo até 16 de agosto para enviarem por e-mail o comunicado de que estão aptos no FAZCULTURA.

Esta é segunda edição do Edital Bahia, que já patrocinou cinco projetos desde a sua criação, ano passado. “O programa nasceu para aprofundar a investigação do cenário musical baiano, estado que responde, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará, por 90% da produção musical nacional”, diz a gerente de Marketing Institucional da Natura, Karen Cavalcanti.

Embora o Edital Bahia tenha sido criado há apenas um ano, desde o nascimento do Natura Musical, há oito anos, o programa busca a diversidade musical da produção no estado. Em 2010,  o programa patrocinou a turnê do primeiro CD de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, grupo de sopro e percussão que toca composições e arranjos a partir das claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano, com influência jazzística. Com o premiado CD, a Rumpilezz levou sua mistura original a diversas capitais brasileiras.  O Natura Musical apoiou ainda outros projetos que exibem a diversidade artística e cultural da Bahia e que precisam ser mais conhecidos por todos, como Filhas de Gandhy, Projeto Quixabeira, Carlinhos Brown, Instituto Eletrocooperativa e a digitalização de todo o acervo pessoal e profissional de Gilberto Gil.

Os interessados em participar do Edital Bahia 2013 devem acessar o portal www.naturamusical.com.br. Lá o proponente encontrará o regulamento do edital na íntegra e o local para preencher todo o formulário eletrônico.

Para seleção de um projeto, são considerados nove critérios, classificados em três pesos de importância que se adequem ao conceito Natura Musical: Abrangência, Viabilidade e relação custo-benefício são considerados Peso 1; potencial de mobilização, inovação e democratização do acesso são Peso 2 e visibilidade, excelência e relevância cultural figuram no Peso 3.

INSCRIÇÕES DO EDITAL BAHIA 2013
DO PROGRAMA NATURA MUSICAL

Período: Até 19 de julho

Inscrições: www.naturamusical.com.br

Atendimento aos proponentes: 11 3060-3139 ou e-mail edital@naturamusical.com.br

O serviço funciona de segunda à sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h, durante o período de inscrição.

Período de seleção dos projetos: julho a agosto

Divulgação dos selecionados: entre setembro e novembro de 2013

Comentários