Últimas

NATURA APRESENTA O FESTIVAL DE CINEMA “IN-EDIT~BRASIL 2013” EM SALVADOR




O IN-EDIT~BRASIL – Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece de 16 a 23 de maio, na Saladearte Cinema do Museu e Palacete das Artes, em Salvador, traz uma seleção de mais de 30 filmes inéditos no circuito comercial na programação de 2013.

Apresentado pelo programa Natura Musical, o festival desembarca na cidade pelo terceiro ano consecutivo trazendo o melhor do documentário musical nacional e internacional. Nessa edição,  o evento irá homenagear o diretor inglês Dick Fontaine. A Petrobras, mais uma vez, renova sua parceria e também patrocina essa edição do festival.

Com quase 50 anos de atividade como diretor, produtor e professor, Dick Fontaine é um dos documentaristas mais prolíficos e mais respeitados em atividade no mundo. Foi o primeiro produtor a abrir espaço na TV para um grupo de novatos chamados The Beatles; introduziu o documentário direto para as massas; fomentou a popularização do Jazz na Europa; deu voz ao Hip Hop desde seus primórdios e hoje, como professor, ajuda a formar alguns dos mais promissores documentaristas da Grã Bretanha.

O diretor vem a Salvador para apresentar o filme de abertura, "Beat This! A Hip Hop History", no dia 16/05, às 21h, na Saladearte Cinema do Museu e ministrar uma Master Class no dia 17/05, às 19h, no Palacete das Artes.

 No Panorama Mundial, um dos destaques é o grande vencedor do Oscar 2013, "Searching for Sugar Man", de Malik Bendjelloul, inédito em Salvador. No início da década de 1970, em Detroit, Jesus “Sixto” Rodriguez grava dois álbuns com uma mistura de poesia, política e folk com a atitude e a força do rock e, logo depois desaparece da cena musical. Uma história que conquistou o mundo.


Outros destaques do festival são “Neil Young: Journeys”, em que o aclamado Jonathan Demme volta a filmar seu amigo Neil Young no mítico Massey Hall, em Toronto;  o mais completo relato de uma das mais reconhecidas e festejadas bandas do Hip Hop: A Tribe Called Quest em "Beats, Rhymes and Life: The Travels of A Tribe Called Quest; uma homenagem do diretor Julien Temple ao festival Glastonbury em "Glastopia"; a vida de James Murphy  na semana que antecede o concerto monumental de despedida do LCD Soundsystem no Madison Square Garden, em "Shut Up and Play the Hits”, entre outros documentários internacionais.

Já no Panorama Brasileiro, o festival apresenta os documentários musicais mais relevantes da atualidade. Personagens e histórias de diferentes cantos que mostram na prática a famosa imensidão de diversidades que é o Brasil.

Na programação, "Jards", de Eryk Rocha, que mostra Jards Macalé em seu momento mais íntimo e visceral: a gravação de um álbum, feito em comemoração aos seus 70 anos; a música dos anos 80 representada pela dupla André Abujamra e Maurício Pereira em "Música Serve Para Isso: Uma Historia Dos Mulheres Negras", de Bel Bechara e Sandro Serpa;  "A Batalha do Passinho", do diretor Emílio Domingos, que entra na pista para dissecar os passos que criaram esse fenômeno;  e a história do gaiteiro que teve de superar uma doença que tirou parte de sua mobilidade aos 17 anos, em "Um Filme para Dirceu", de Ana Johann.

 Outros títulos confirmam que o documentário musical brasileiro nunca para de inovar em sua linguagem. Os 80 anos de uma das maiores escolas de samba do país no filme "Vai-Vai: 80 Anos nas Ruas", de Fernando Capuano; a turnê de Renato Borghetti pela Europa em "Renato Borghetti Quarteto - Europa", de Rene Goya Filho; as histórias lendárias do Bar Liberdade, em Pelotas, no filme "O Liberdade", de Rafael Andreazza e Cíntia Lainge; os paralelos entre o Brasil e Cuba parecem ser infinitos em "Pernamcubanos", de  Nilton Pereira; A banda Gangrena Gasosa, que inventou o Saravá-Metal na década de 90 e coleciona histórias como brigas com skinheads, punks feministas, atropelamentos por trem, integrantes com HIV e muito mais no filme "Desagradável", de Fernando Rick.

As sessões que compõem o Curta Um Som mantêm sua tradição de revelar boas surpresas.

ABERTURA

Abertura do festival acontece no dia 16 de maio, às 21h, na Saladearte Cinema do Museu com a exibição do filme"Beat This! A Hip Hop History", de Dick Fontaine. O filme mostra as origens do Hip-Hop em todas as suas vertentes. O Bronx nos anos 70, com os pioneiríssimos Kool DJ Herc, Afrika Bambaataa, Zulu Nation entre tantos outros. O VHS deste filme circulou tanto pelos lares ingleses que acabou contribuindo para a disseminação do Rap no Reino Unido. O diretor vem a Salvador especialmente para apresentar o filme.
Após a sessão haverá uma apresentação com o DJ MAURO TELEFUNKSOUL. Pesquisa e inovação. Estas são as grandes duas marcas presentes no trabalho do DJ que desde 1992 se dedica à atividade de djing. Acostumado a grandes públicos nas maiores festas e casas de música eletrônica do país e tendo tocado ao lado de importantes nomes da cena nacional e internacional. Recentemente ganhou o Qualifiquer  da Redull Thre3style(Campeonato Mundial de Djs) etapa Campinas, sendo classificado para a final Nacional em Porto Alegre. Tornando-se um representante da RedBul Thre3style em shows cases pelo país. Telefunksoul  tocará também no dia 18/05, apresentando um set especial para o evento.


SERVIÇO

IN-EDIT~BRASIL 2013 – Salvador (BA)

De 16 a 23 de maio


Ingressos:

R$ 10 (inteira) e R$5 (meia) – na Saladearte - Cinema do Museu

Entrada Gratuita em toda programação no Palacete das Artes

 Salas:

Saladearte – Cinema do Museu

Avenida 7 de Setembro 2195, Corredor da Vitória.

Palacete das Artes

Rua da Graça, 284
www.in-edit-brasil.com

 Patrocínio Master: NATURA
Evento selecionado pelo Edital Regional Bahia 2012 do Programa Natura Musical

Patrocínio: Petrobras

Realização: InBrasil Cultural e Hasta La Luna Iniciativas Culturais




Comentários