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Empresários participam de reuniões sobre mercado GLS em Salvador



Na manhã desta segunda-feira (20), no Centro de Convenções da Bahia, empresários, convidados e imprensa  participaram, ao lado do Secretario de Turismo Leonneli, do painel promovido pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) em parceria com a Secretaria do Turismo (Setur) e Bahiatursa.

Durante o encontro, foram apresentadas as ações previstas para “II Semana da Diversidade” que acontecerá em Setembro durante a  12ª Parada Gay da Bahia no dia 8 do mesmo mês.
A presidenta da Associação Brasileira de Turismo (ABRAT) Marta Vianna Dalla Chiesa expôs os dados do consumo dos LGBT’s na economia Brasileira, os números nacionais revelam o potencial do segmento na perspectiva do fluxo turístico no país. Ela citou ainda os nichos no seguimento GLS que não são bem explorados, dando como exemplo produtos e ações voltadas para o público gay feminino.
Nessa oportunidade, os empresários presentes puderam participar de reuniões sobre o mercado GLS em Salvador.
Segundo Marta, “Não adianta o empresário capacitar seus funcionários para receber bem o gay e ele não assumir que o gay é bem vindo com medo de perder os héteros. Se vai entrar, que entre de vez e não fique com um pé de fora e outro dentro, pois o medo e o preconceito em nada vão contribuir para o crescimento do turismo nestes estados”.

Ainda sobre receber bem os turistas GLS ela ressalta: “É importante ficar atento às regras básicas no ato do atendimento e evitar usar termos em desuso que em alguns casos constrangem o cliente”. Ela aproveitou e citou um exemplo muito comum no que se refere ao tratamento errado no uso da palavra homossexualismo no lugar de homossexualidade.

Para o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonell a Bahia é um destino que respeita a igualdade de gênero, raça e orientação sexual, que são direitos constitucionais. “Recentemente, concluímos cursos de qualificação profissional e empresarial voltados para o receptivo destinado ao público LGBT. A principal orientação era justamente não diferenciar o atendimento, mas buscar atender a todos com respeito”.
Quanto à promoção do destino, o secretário informou a criação da Semana da Diversidade, evento concluído com a Parada Gay de Salvador, que agora faz parte do calendário turístico da cidade. “Neste período há, além da festa, seminários contra a homofobia, eventos de conscientização e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e uma vasta programação cultural”. Ele defende a manutenção do evento numa data fixa. Este ano, a II Semana da Diversidade ocorrerá de 1º a 8 de setembro, em Salvador.

Já o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, afirmou que o evento baiano voltado para a diversidade será amplamente divulgado durante a Parada Gay de São Paulo, que acontece no dia 2 de junho próximo. “A ideia é que consigamos adquirir todo o know how do evento paulista, que é sucesso em ocupação hoteleira, geração de renda e divulgação do destino”.

Na oportunidade, o GGB e a Bahiatursa apresentaram as ações realizadas em 2012 e falou um pouco da programação para a 17ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que incluirá um trio do GGB e diversas atividades promocionais com objetivo de divulgar a parada gay de Salvador.

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