Últimas

Escola de Magistrados e Juspopuli lançam curso de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos



Estão abertas, até 03 de maio próximo, as inscrições para o curso de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos que terá início dia 07 de maio, na sede da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), na Rua Arquimedes Gonçalves, 212, Jardim Baiano, Nazaré. São apenas 30 vagas e as inscrições devem ser feitas através do endereço: juspopuli@juspopuli.org.br. Podem inscrever-se profissionais que tenham interesse na mediação como forma de resolução de conflitos sociais e jurídicos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3367-5048.
Organizado pelo Juspopuli Escritório de Direitos Humanos, com o apoio da EMAB, o curso tem como objetivo contribuir para fortalecer competências na gestão de conflitos, através da sensibilização e formação para a prática dos direitos humanos e da mediação. Os temas serão tratados considerando as funções dos participantes, com abordagens expositivas e dialogadas, exibição de filmes e leitura de textos, seguidas de discussão. A carga horária de 40 horas será distribuída em dois encontros semanais de quatro horas cada, às terças e quintas- feiras.

TEMAS
Em sintonia com o entendimento de Luis Alberto Warat, de que a mediação é “uma forma na qual o intuito de satisfação do desejo substitui a aplicação coercitiva e terceirizada de uma sanção legal”, a Coordenadora Geral do Juspopuli, Vera Leonelli, informou que o curso foi estruturado em quatro blocos. O primeiro trata das relações interpessoais, solidariedade e conflito: percepção de si e do outro e os fundamentos básicos do relacionamento interpessoal.
O segundo bloco discute Direitos Humanos e Justiça, Políticas Públicas; efetividade dos direitos e acesso à justiça; justiça comunitária e justiça restaurativa. O Conflito: significados; tipologia. Formas de administração de conflitos: judiciais e extrajudiciais; a arbitragem; a conciliação e a mediação.
No terceiro bloco são discutidos os princípios, técnicas e fases da mediação: Mediação e Conciliação: semelhanças e diferenças. Elementos da Psicologia na Mediação de Conflitos: estruturas simbólicas; perfis psicológicos e escuta. As substâncias psicoativas e a mediação; Elementos da Comunicação na Mediação: ação comunicativa; discurso e linguagem não violenta; Perfil e papel do/a Mediador/a, Conciliador/a: características; habilidades e atribuições.
Por último são  abordadas as formas de aplicação da mediação: nas relações de  família,   vizinhança,  trabalho, consumo  e na esfera penal.
Serviço:
O que: Curso de Direitos Humanos e Mediação de Conflito.
Inscrições: 01 de abril a 03 de maio/2013 ou até o preenchimento das 30 vagas através do endereço: juspopuli@juspopuli.org.br.
Investimento: R$340,00
Informações: (71) 3367-5048

Comentários