Últimas

Desplante.doc - Espetáculo de dança sobre o flamenco traz Carmem Talegona para bate papo em Salvador



DESPLANTE.doc é um espetáculo que parte da experiência migrante da artista Laura Pacheco em terras estrangeiras. Artista mineira radicada em Salvador, mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia, Laura parte da Bahia rumo a Espanha e daí para outros lugares: França, Marrocos, Alemanha...

Situado entre a dança, vídeo e performance, DESPLANTE.doc trata dos choques culturais, os deslocamentos e as adaptações possíveis e necessárias na relação entre o estranho e o familiar entre diferentes culturas, fazendo desse tema o estímulo para a criação artística. O espetáculo revela o desafio de se expôr e se observar em terras estrangeiras, afetando-se e deixando-se ser afetado pelo ambiente estranho e por outros corpos imigrantes. Aqui o corpo da artista torna-se o próprio local de produção do discurso e de questionamento da própria ação comunicativa. Trata-se de um trabalho que desestabiliza estereótipos, questiona as origens, subverte identidades pré-estabelecidas, busca adaptação, e criar intimidade onde não tem.

O espetáculo busca criar uma dramaturgia híbrida onde há um diálogo entre dança, performance e o vídeo-experimental, sendo a imigração o tema central do trabalho.  No campo da dança, usa-se a linguagem do flamenco, buscando fazer um deslocamento dele, propondo um diálogo com outras corporalidades como influências do butoh - dança japonesa que a artista Laura Pacheco pode trabalhar na residência artística que fez em Berlim com a bailarina japonesa Minako Seki. O “DESPLANTE.doc” questiona a imagem/estereótipo da dançarina flamenca como "representação legítima espanhola" e explora mais a qualidade de movimento do flamenco em gestos explosivos dentro do contexto da imigração e da resistência.

Laura Pacheco realizou um treinamento intensivo da dança flamenca, quando começou a criação do espetáculo, quando estava morando em Madri com Carmen Talegona- referência mundial do flamenco- que colaborou nesse treinamento e também discutiu
questões da Espanha que queria levantar no trabalho como imigração no bairro Lavapies - maior bairro de imigrantes de Madri e questões do estereótipo no flamenco.

Após a apresentação do espetáculo, no dia 16 de março, Carmem Talegona estará em Salvador para discutir a tradição e a contemporaneidade do flamenco.


Serviço:
Local: Teatro do ICBA- Goethe
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1809. Corredor da Vitória. Salvador- BA
Data: 15 e 16 de março de 2013 (sexta e sábado)
Ingresso: Entrada franca
Horário: 20h
Após o espetáculo, bate-papo com a artista com a presença dos convidados:

Dia 15/03 - profa. Drª. Jussara Setenta (Escola de Dança da UFBA)
Tema: "Desplante.doc: cruzamentos entre a pesquisa acadêmica e a prática artística"

Dia 16/03 - bailaora espanhola Carmen Talegona (referência mundial de flamenco) e performer Giltanei Amorim (assistente de direção do Desplante.doc)
Tema: "Entre a tradição e contemporaneidade: por um flamenco migrante"


Ficha Técnica:
Ano de realização: 2012/2013
Direção, criação, performance: Laura Pacheco
Assistente de Direção: Giltanei Amorim
Colaboração Coreográfica: Minako Seki
Design de Som: Zam Jonhson
Edição de vídeo: Roger Rossel
Artistas colaboradoras: Cristina Rosa, Carmen Talegona,
Laura Castro, Paula Carneiro



Comentários