Últimas

IPAC e Setur realizam Jam Session em homenagem ao centenário de Smetak



O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado, promove neste domingo (24) uma Jam Session em homenagem ao centenário de nascimento do músico suíço Walter Smetak (1913-1984), na Praça das Artes, às 17h30. O evento integra a programação do projeto Espicha Verão, que acontece sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (21), no Pelourinho, e contará com a participação dos músicos Tuzé de Abreu, Fred Dantas, Sérgio Souto, Bira Reis, Estavam Dantas e Uibitú Smetak, filho caçula do músico. O encontro tem como objetivo celebrar a obra do artista e inventor Smetak, que influenciou músicos como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, e que continua inspirando novas gerações.

Para saber mais sobre o músico, o público pode também conferir a exposição Smetak – O Alquimista do Som, em cartaz no Solar Ferrão, que durante os dias do Espicha Verão tem seu horário de funcionamento alterado, abrindo das 12h às 20h na sexta (22) e sábado (23), e das 10h às 18h no domingo (24), dia que acontece a Jam Session. A mostra, aberta desde 2010, traz as “plásticas sonoras”, os instrumentos, partituras e objetos pessoais que compõem a Coleção Walter Smetak.

Nascido em Zurique, Suíça, no dia 12 de fevereiro de 1913, Smetak começou a estudar música em 1929 e frequentou oficinas de luteria, tendo tido uma boa formação em construção e reparo de instrumentos de cordas. Veio para o Brasil em 1937 e chegou a Salvador em 1957, para tocar e ensinar violoncelo nos então Seminários Livres de Música, mais tarde Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Aqui, escreveu 32 livros, mais de 300 poemas, muitas peças, criou e/ou construiu cerca de 150 instrumentos ‘musicais’, fez muitas esculturas e desenhos, gravou dois discos, além de ter desenvolvido muitos trabalhos experimentais. Faleceu na capital baiana em 30 de maio de 1984.

Serviço:

O que: Jam Session em homenagem ao centenário de Walter Smetak
Quando: 24 de fevereiro, 17h30 às 21h.                                                  
Onde: Praça das Artes, Pelourinho.
Exposição Smetak – O Alquimista do Som
Solar Ferrão – Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho. Tel (71) 3116-6743
Realização: IPAC/SETUR

Comentários