Últimas

Camarote das Baianas faz a festa do folião de Salvador



Após um jejum de quatro anos, está de volta, ao maior carnaval de rua do mundo, o tradicional e histórico Camarote das Baianas. Instalado na Cruz Caída, Centro Histórico de Salvador, o espaço é aberto ao público e contará com intervenções inspiradas em uma das maiores paixões da população brasileira: o futebol.
Em meio à espera da definição sobre a venda de acarajés no entorno e dentro da Arena Fonte Nova - equipamento multiuso que irá abrigar as copas das Confederações, ainda este ano, e do Mundo, em 2014 – a Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (Abam) recuperou o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
Com o tema Baianas no país do futebol, esta edição do Camarote inicia as atividades na próxima sexta-feira (08/02), primeiro dia oficial da festa momesca, em um grande cortejo, composto por 200 baianas vestidas trajadas tradicionalmente, que irá percorrer a parte alta do Centro Histórico de Salvador, dando a volta no Terreiro de Jesus.
Até o último dia de folia, o Camarote das Baianas acomodará, sempre das 19h às 23h30, três apresentações diárias de grupos que tocam o autêntico samba de roda da Bahia, em um palco montado no belvedere da Praça da Sé. Além disso, um espaço gastronômico montado no local ostentará os tradicionais quitutes servidos nos tabuleiros das baianas que trabalham em toda a cidade.
O ofício das baianas de acarajé possui, desde 2005, o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e, no final do ano passado, estas profissionais receberam, do Governo do Estado, a alcunha de Patrimônio Imaterial da Cultura Baiana.

A presidente da Abam, Rita Santos, comemora o resgate do Camarote das Baianas, que como ela afirma, é uma atração consolidada na rotina carnavalesca desde 2001: “Estou feliz da vida com o retorno do nosso querido camarote. A realização desta festa é uma grande vitória, pois é imprescindível que estejamos em evidência, pois somos representantes legítimas da cultura da nossa terra”, completa.

Além da participação da Saltur, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia também apoia a iniciativa. Governo Federal e Banco do Brasil são os patrocinadores oficiais do evento.

Serviço:

O quê: Realização do Camarote das Baianas
Quando: De sexta-feira (08/02) a terça-feira (12/02)
Onde: Monumento da Cruz Caída – Praça da Sé, Centro – Salvador
Quanto: Gratuito

Foto: Carol Garcia / SECOM

Comentários