Últimas

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A SEMANA NACIONAL CIÊNCIA, CULTURA E SAÚDE



Três eventos compõem a Semana que, entre os dias 3 e 5 de dezembro, levará práticas e atividades que relacionam Cultura, Saúde e outros temas para o Rio de Janeiro

Direito à diversidade nos cuidados à saúde é o tema central da Semana Nacional Ciência, Cultura e Saúde a ser realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 5 de dezembro. O encontro tem por objetivo promover o intercâmbio de experiências, o diálogo, e proporcionar o aprendizado e a construção coletiva entre atores das áreas da saúde, cultura, educação, meio ambiente, desenvolvimento científico, tecnológico e social, além dos movimentos sociais.

Três eventos compõem a Semana: o I Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura, o VIII Simpósio de Ciência, Arte e Diversidade em Saúde e o I Conexão Internacional Saúde e (Ciber) Cultura. Os dois primeiros são presenciais e as atividades devem acontecer em espaços no Rio de Janeiro, como a Cinelândia, Palácio Gustavo Capanema (centro da cidade), Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Manguinhos) e no Instituto Municipal de Atenção a Saúde Nise da Silveira, Engenho de Dentro (RJ). Já a Conexão Internacional ocorrerá no ambiente virtual da Rede Saúde e Cultura.

As inscrições para o encontro foram abertas esta semana e encerram no dia 26 de novembro. Foram elencados nove temas para discussão: Práticas Tradicionais em Saúde; Práticas integrativas e complementares em saúde; Equidade em saúde e cultura; Saúde Indígena; Saúde Mental; A Arte e o cuidado à saúde (promoção, prevenção e reestabelecimento da saúde); Controle social, participação e solidariedade; Acesso a conhecimentos e expressões culturais tradicionais e Necessidades de formação para apoiar a gestão, os serviços e as práticas na interface saúde e cultura. Os interessados podem inscrever no endereço
Apresentações artísticas culturais como o “Auto da Paixão” da Dra. Nise da Silveira, cortejo de rua, rodas de conversa, lançamento da publicação “Retratos da interface entre Cultura e Saúde no Brasil”, além de trocas de experiências e exposição de práticas integrativas entre saúde e cultura são atividades programadas. A Semana é promovida pela Fiocruz, por meio da FIOCRUZ Brasília – Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs) -, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict); pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, (SCDC/MinC); pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Participativa, pelas Secretarias Estaduais de Cultura e Saúde do Rio de Janeiro, e pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, por meio do NÚCLEO DE CULTURA, CIÊNCIA E SAÚDE, com a colaboração de movimentos sociais, entre outros.

A Rede Saúde e Cultura atuará na gestão e sistematização de informações e conteúdos multimídia para a dinamização das iniciativas de cultura e saúde. O objetivo é a troca de experiências e a comunicação entre estas iniciativas por meio de um espaço virtual e a realização de ações presenciais por todo o país.

O que é a Rede Saúde e Cultura?

A Rede Saúde e Cultura tem como principal missão promover a saúde e a qualidade de vida. Para isso, tem como proposta atuar por meio da gestão colaborativa, em que os agentes das áreas de saúde e cultura dialogam com outras políticas relacionadas. Sua atuação tem como base o pensar e o fazer por meio do diálogo, com respeito à diversidade baseada na troca de saberes e conhecimentos variados.

As ações promovidas pela Rede buscam a participação democrática, de modo que seus participantes possam construir, compartilhar e trocar experiências. Por meio deste trabalho, a Rede potencializa as ações que envolvem saúde e cultura no Brasil e possibilita a interação entre as pessoas que atuam neste segmento.

Serviço:
Semana Nacional Ciência, Cultura e Saúde
Data: 3 a 5 de dezembro
Local: Rio de Janeiro
Informações:   (61) 3329-4521 / 4604 / 4522 | redesaudecultura@fiocruz.br

Comentários