Últimas

Mês das crianças nos museus do IPAC



Em homenagem às crianças, os espaços vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) planejaram uma série de atividades gratuitas que acontecem durante todo o mês de outubro. Na primeira semana, o Palacete das Artes Rodin Bahia traz três opções para a criançada. Entre os dias 02 e 05, às 14h e às 16h, serão exibidos filmes infantis. No sábado (dia 06), às 15h30, o Projeto “Cirandas” reúne contação de histórias, jogos, música, brincadeiras de roda e leitura de livros. Entre 14h e 17h, será realizada uma Feira de Adoção de Animais.

No Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), os pequenos também terão uma chance de se aproximar do universo da literatura e da obra de Jorge Amado. O Museu promove ações poéticas, com oficinas de Narrativas Imaginárias (dia 09) e Poemas Visuais (dia 11), e contação de história – Jorge Amado para crianças (dia 14), às 15h. O programa fica completo com a visita à exposição Jorge Amado e Universal, em cartaz no MAM-BA até 18 de novembro. Entre 1º e 14 de outubro, terças, quintas e sábados, das 16h às 18h, crianças com deficiência visual e intelectual poderão participar de visitas guiadas com audiodescrição realizada por profissionais especializados do grupo de pesquisa Tradução, Mídia e Audiodescrição (Tramad/UFBA).

No feriado, 12 de outubro, a meninada pode fugir dos programas convencionais e assistir a apresentação do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias no Palacete das Artes, às 14h30 e às 16h. Crianças com idade a partir de 2 anos podem participar das sessões de contação de histórias, que têm como cenário tapetes, malas, aventais, caixas e livros de pano. De 8 a 11 de outubro, a atividade também será realizada no Palácio da Aclamação, Museu de Arte da Bahia, Solar Ferrão e MAM-BA com grupos escolares previamente agendados.

Entre 15 e 18 de outubro, serão promovidas apresentações de Teatro de Bonecos com a Cia Caixa Aberta de Teatro em quatro espaços museais. No dia 15 de outubro, às 15h, o espetáculo acontece no Palácio da Aclamação. Dia 16, às 15h, o grupo se apresenta no Museu Tempostal. No dia 17, às 15h, é a vez do Solar Ferrão sediar a atividade. Encerrando a programação, no dia 18, às 14h, a apresentação acontece no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica.

No Largo Tereza Batista, brincadeiras, contação de histórias e apresentação teatral integram o evento especialmente organizado para expor os trabalhos confeccionados pelos alunos da Escola Municipal Vivaldo Costa Lima durante oficinas de composição decorativa promovidas pelo Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica nos meses de julho e agosto. A atividade acontece no dia 16 de outubro, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30. Já o Museu Tempostal promove sessões de filmes infantis para alunos da Escola Municipal João Lino e da Escola Olodum nos dias 24 e 31 de outubro, às 15h.

Até 26 de outubro, a DIMUS também promove uma Campanha de doação de livros infantis e brinquedos novos e usados, que estejam em bom estado de conservação. Pessoas interessadas em participar devem entregar suas doações de terça a sexta-feira nos setores educativos dos seguintes museus: Solar Ferrão, Museu Tempostal e Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, das 12h às 18h, Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte da Bahia  e Palacete das Artes Rodin Bahia, das 13h às 19h e no Palácio da Aclamação, das 9h às 18h. A entrega dos itens recolhidos será realizada nos dias 29, 30 e 31 de outubro. Mais informações: 3117-6013.

Serviço:

O que: Programação dos museus do IPAC para o mês das crianças
Onde: Museus do IPAC
Quando: mês de outubro
Gratuito


Comentários