Últimas

Ideias inovadoras para viver bem em Salvador será compartilhada no TEDxPelourinho 2012, neste sábado 22


Melhorar o trânsito, a saúde, a educação, os recursos naturais em Salvador. OTEDxPelourinho, volta à capital baiana, no dia 21 de setembro, próximo sábado, a partir das 8h, no Teatro Sesc Pelourinho, com o tema “Cidade Inteligente”. O conceito que extrapolou os muros da Academia tem sido debatido no mundo inteiro com foco a modernizar as relações humanas, aumentar a qualidade de vida da população e, principalmente, pensar em saídas sustentáveis para a vida nas grandes cidades.
Um dos palestrantes o gaúcho e médico, Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a cirurgia plástica. Filho de cirurgião plástico respirou esta medicina desde cedo e seguiu sua formação se especializando em cirurgia plástica no Rio de Janeiro.
Mas a veia idealista, aliada à possibilidade de trabalhar periodicamente em diversos países, fizeram com que seu caminho fosse cruzado com uma ciência médica denominada “The Future Medicine” e foi aí que seus ideais foram envolvidos apaixonadamente. O médico lançará no TEDxPelourinho a inédita dieta antienvelhecimento.

Hoje ele é símbolo de um movimento médico que tem como objetivo possibilitar a Longevidade saudável de forma preventiva ativa, contestando corajosamente paradigmas da medicina escondidos da população. Sua arma: a informação.
Para ajudar a identificar esses criativos palestrantes, que darão exemplos práticos do novo modelo de vida, a equipe do TEDx convidou nomes como a cineasta Cecilia Amado, Isaac Edington, presidente do Instituto EcoDesenvolvimento; Ricardo Galvao, CEO da TOTVS Bahia; Pedro Dourado sócio da agência Uranus 2 e a publicitária Sonia Maria Haas. Os curadorestiveram a missão de selecionar palestrantes para esta segunda edição do evento que foram  identificados e convidados a compartilhar suas experiências e ações inovadoras para transformar a cidade de Salvador em uma cidade mais inteligente e sustentável. A ideia é compartilhar ideias simples que poderão ser multiplicadas por qualquer pessoa.
O evento, que já foi consagrado no ano passado como o primeiro TEDx do Nordeste, é independente e auto-organizado, seguindo o modelo e critérios do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), e surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia, EUA , para apresentar “ideias que merecem ser espalhadas” e que contribuam para um mundo melhor.
O TED internacional já teve como palestrantes o ex-presidente americano Bill Clinton, o seu vice Al Gore, o cantor Bono Vox, do U2, Bill Gates, fundador da Microsoft, e a atual primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, entre outras personalidades. A conferência também já apresentou muitas outras pessoas menos conhecidas, mas não menos inovadoras e criativas.
No ano passado, o TEDx Pelourinho, teve mais de mil inscritos e ocorreu no Terreiro de Jesus, na Faculdade de Medicina da UFBA sendo transmitido para quase 40 países.  O evento, em sintonia com os movimentos globais de transformação a partir da troca de ideias potencialmente transformadoras, reunirá palestrantes convidado em torno do tema Cidade Inteligente.
Seguindo o espírito do TED, as palestras são sempre concisas e ricas em conteúdo. Cada expositor é desafiado a ministrar “a melhor palestra de sua vida” em cerca de 15 minutos e orientado a se concentrar em uma única ideia! Permeadas de emoção e entusiasmo, as palestras são um convite à reflexão e inspiram o espectador a adotarem atitudes de criatividade e inovação, a partir dos exemplos concretos das ideias compartilhadas.
 O TED internacional compõe hoje, além dos ciclos de conferências e outras ações integradas, uma plataforma online com cerca de 800 palestras em vídeo no site ted.com, a maioria com versões legendadas em mais de 70 idiomas, inclusive em Português. Na internet, as palestras do TED já foram vistas mais de 300 milhões de vezes, em 150 países.  
Alguns Palestrantes
CEZAR TAURION
Uma cidade inteligente não surge de uma dia para outro, é uma jornada longa.”: é o que acredita Cezar Taurion. Gerente de Novas Tecnologias Aplicadas, é um profissional e estudioso de Tecnologia da Informação desde fins da década de 70. Com educação formal diversificada, em Economia, mestrado em Ciência da Computação e MBA em Marketing de Serviços, e consultor com experiência profissional moldada pela passagem em empresas de porte mundial, Taurion tem participado ativamente de casos reais das mais diversas características e complexidades tanto no Brasil como no exterior. Escreve constantemente sobre tecnologia da informação em sites e publicações especializadas , além de apresentar palestras em eventos e conferências de renome e é autor de seis livros. Foi professor do MBA em gestão estratégica da TI pela FGV-RJ e da cadeira de Empreendedorismo na Internet pelo NCE/UFRJ. Nas horas vagas, quando estas aparecem…faz trilhas..estuda história e arrisca-se a tocar um violão.

DÉBORA DIDONÊ
Débora Didonê é jornalista e coordenadora dos Canteiros Coletivos, uma iniciativa cidadã de recuperação de áreas verdes urbanas da cidade de Salvador. Entusiasta das redes sociais, lançou a ideia em um fórum de discussão sobre melhorias na capital baiana e percebeu que seu sonho era igual ao de muita gente: ver os canteiros da cidade sem lixo e cheios de plantas. Débora nasceu em Santo Ângelo (RS), foi criada em Joinville (SC) e já morou em Florianópolis e São Paulo. Foi repórter da Editora Abril e escreveu para inúmeros veículos de imprensa. Hoje foca suas reportagens em ideias que contribuam para uma vida saudável nas grandes cidades.
GABRIEL MEDEIRO GOMES
Gabriel Medeiros Gomes, 23 anos, publicitário formado pela PUCRS, empresário, palestrante e empreendedor social. Foi Diretor de Arte nas agências DCS e Competence. É Co-Fundador da Shoot The Shit, coletivo que atua no desenvolvimento de cidades e engajamento local, e Sócio-Diretor da Cosmonauta, escritório de planejamento e criação de apresentações. (Co)Autor de webhits como LasFG.tumblr.comkidiaba.tumblr.com, Sinônimo de Macho e idealizador da start-up Job.me. Acredita que uma Cidade Inteligente é democrática, oferece oportunidade de protagonismo às pessoas, induz o desenvolvimento local, planeja o ecossistema sustentável e dá autoestima à população.

TXAI BRASIL
Txai é Engenheiro Eletricista por formação, Mestre e Doutor em Meio Ambiente. Mas ele é um pouco mais do que isso: Capoeirista, Mestre Aikido, Músico, Compositor – lançou em 2005 o disco “Aonde o Brasil é mais Brasil” – primeiro CD Carbon Free do planeta. Trabalha há mais de 20 anos com energia renovável e mudanças climáticas, participando do desenvolvimento de projetos de redução de emissão de gases do efeito estufa. Já coordenou mais de 600 planos de compensação de emissões por restauro florestal, viabilizou o plantio de mais de 300 000 árvores nativas, foi consultor do Banco Mundial e da ONU. A cidade Inteligente dele compensa as emissões.
RODRIGO HURTADO
Designer e um apaixonado por cinema, música, tecnologia e pessoas. Atua na área de comunicação interativa a mais de 10 anos, tendo desenvolvido projetos interativos para empresas como Google, Honda, Samsung, Petrobras e Grupo Cencosud dentre outras. Atualmente é sócio e diretor de criação da agência interativa DMI. Vive guiado pela curiosidade e em busca de novas formas de unir pessoas através da tecnologia.

PABLO FLORENTINO
Uma cidade inteligente é uma cidade pensada para as pessoas. Esta é a forma como Pablo enxerga no horizonte mais amplo as mudanças necessárias aos pensamentos e ideias para as cidades contemporâneas. Elegeu a bicicleta como seu principal meio de transporte e procura participar e estimular discussões relativas à mobilidade e o Direito à Cidade. Através dos coletivos dos quais faz parte, participa de intervenções e ações singelas sobre o espaço público que chamem atenção para o lado mais humano, artístico e social. Entre suas andanças e caminhadas, conseguiu perceber na bicicleta um instrumento universal para aumento e melhora da acessibilidade à vida, assim como um meio de melhor compreender as dinâmicas das cidades. Além de pedalar, gosta de caminhar pela cidade: foi assim que construiu sua própria geografia de Salvador desde criança, assim como o Rio, cidade que o acolheu por quase 6 anos. É professor dos cursos superiores do Instituto Federal da Bahia, com bacharelado e mestrado em Ciência da Computação, desenvolvendo doutorado na área de Urbanismo, e tocador de zabumba nas horas vagas.

Ives Guaglia
Professor, arte-educador e artista visual - graduado em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes da UFBA (1990). Feito, nascido e criado em Itapuã, como gosta de ressaltar. Já trabalhou em múltiplas atividades nas artes plásticas interagindo as linguagens artísticas em teatro, circo, museus, música, arte-educação, cultura popular entre outros. Em 1995 no Colégio Lomanto Junior, localizado no bairro de Itapuã, criou o projeto O PAPEL DA ESCOLA, desenvolvendo diversas experiências na criação, confecção e produção de objetos artísticos/funcionais/didáticos reutilizando diversos materiais, principalmente papéis interativos, interagindo outras áreas do conhecimento, sendo uma referência neste contexto. Também participa na organização e coordenação das festas populares da comunidade de Itapuã, principalmente, a FESTA DA BALEIA, na qual é responsável pela coordenação geral. É vice-diretor do CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design e coordenador da Comissão de meio ambiente da AMI - Associação dos Moradores de Itapuã.
Geraldo Ramos Soares

Educador, sociólogo, Mestre em Ciências Sociais, Doutorando em Educação, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia onde chefia o Departamento de Sociologia.

Coordena os 
projetos de extensão “EducandoEducadores“ (www.educandoeducadores.ufba.br ) e “Sociologia da Solidariedade “ através dos quais vem introduzindo no ambiente acadêmico novas ideias dentro de uma perspectiva de quebra de paradigmas.

A [Cidade Inteligente] do Geraldo é solidária.


Comentários