Últimas

Caminhada pelos Direitos das Crianças e Adolescentes acontece em Lauro de Freitas



A Associação de Desenvolvimento Sócio Educativo e Cultural da Bahia, ADESC, a partir do Programa Mérito Juvenil Lauro de Freitas, realizará a “Caminhada pelos Direitos das Crianças e Adolescentes”, em Itinga, no dia 24 de agosto de 2012, a partir das 08h, com concentração na Escola Municipal Dois de Julho e encerramento no Largo do Caranguejo.

O programa Mérito Juvenil do International Award, lançado em 1956 e presente em mais de 132 países, é parceiro da UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime) desde 2009. A proposta é a promoção do autodesenvolvimento, e a busca da redução do quadro de violência que afeta jovens entre 14 e 25 anos, por meio do cumprimento voluntário de regras, da auto-regulação do comportamento e da promoção de mecanismos de controle social.

A união de esforços entre a UNODC e outras cinco agências da ONU no Brasil - PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), OIT (Organização Internacional do Trabalho) e ONU - Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos) – através da parceria com o Ministério da Justiça e outros órgãos do Governo Federal, Estadual e Municipal, resultou no programa "Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania, cujo foco é a realização de atividades que objetivam a redução da violência que vitima às crianças, adolescentes e jovens.

Dessa forma, as oficinas de artes para a elaboração do material didático-visual, destinado à Caminhada tiveram início na terça-feira, 07 de agosto. A primeira escola a receber a equipe do Mérito juvenil foi a Paulo Malaquias (Portão). Para o encontro uma breve apresentação do programa, seguida pela distribuição das cadernetas, principal registro do cumprimento de todas as modalidades rumo ao bronze, primeira etapa do projeto.

A Escola Paulo Malaquias recebeu, através da sua líder, a professora Cosma Maria dos Santos, o título de Unidade Operativa do Mérito Juvenil/Lauro de Freitas, o que lhe concede o direito de começar a operar como ferramenta da ONU para o desenvolvimento social da comunidade local.

Posteriormente as escolas Pedro Paranhos, Solange Coelho, Miguel Arraes, Vovó Ciça, Eurides Sant’Ana e Gregório Pinto de Almeida, além do Condomínio Dona Lindu e Aldeias Infantis SOS, nas localidades de Itinga, Centro, Portão e Vila Praiana, foram as contempladas pelas oficinas de artes. A Escola Dois de Julho, instituição que sediará o evento, recebeu na terça-feira, dia 14 de agosto, uma equipe do Mérito para a produção dos materiais visuais designados a caminhada.

Em todos os espaços aconteceram falas sobre Negligência, Tráfico de Pessoas para Fins Sexuais, Exploração e Abuso Sexual, Trabalho Infantil e Tráfico de Drogas e Armas entre outras temáticas que serão abordadas durante a caminhada. Para tanto, através de desenhos e recortes de livros e revistas foram montados cartazes que traz os direitos garantidos e outros que retratam a negligência aos seus direitos, defendidos pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Saiba mais sobre o Programa em Lauro de Freitas
Implantado no município desde fevereiro deste ano, o programa já cadastrou aproximadamente 1.000 jovens. A proposta, em execução, é trabalhar com ações que perpassam quatro seções: Voluntariado, Habilidades, Atividade Física, Esporte e Lazer e Jornada de Aventura. O reconhecimento dos trabalhos do jovem, que cumprir as atividades em todas as áreas, será dado mediante a entrega de insígnias de bronze, prata e ouro.

A cada nível concluído os jovens devem ter estabelecido seus desafios pessoais. Para participar do nível bronze a idade mínima é de 14 anos e a duração é de três a seis meses. A partir dos 15 anos a duração é de 12 meses (se tiver o nível bronze o tempo pode ser de seis meses) e o reconhecimento é a insígnia de prata. Aos 16 anos a participação será no nível ouro e o período de 18 meses, caso não tenha passado pelos outros níveis.

As escolas Municipais que aderiram ao programa são: Miguel Arraes, Pedro Paranhos, Vila Nova de Portão, Paulo Malaquias, Gregório Pinto de Almeida, Dois de Julho, Vovó Ciça, Eurides Santana, Solange Coelho e Lagoa dos Patos. Também fazem parte o Colégio Estadual Social de Portão e as organizações Aldeias Infantis SOS, Associação São Jorge/Bloco Bankoma, Cooperativa de Reciclagem Amigos do Planeta, Desbravadores "Mundo Marinho"; Desbravadores "Jaguar", Desbravadores "Estrela Maior", Projeto Nascer do Sol, Associação de Moradores do Jardim Talismã,Clubinho da Criança Dona Lindú, Clube de Futebol do Capelão, União de Mulheres de Itinga, ASPUJULF, Associação de Moradores da Residência Dona Lindú e Guiné.

SERVIÇO
O que: Caminhada pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes
Quando: 24 de Agosto de 2012
Onde: Concentração na Escola Dois de Julho, Itinga
Horário: das 08h às 12h


PROGRAMAÇÃO
08h – Recepção e acolhimento dos jovens das outras escolas;
08h 30min– Roda de conversas (pais, professores e líderes do mérito);
09h - Entrega de certificados aos líderes, dos documentos das unidades; operativas e cadernetas aos jovens cadastrados;
10h30min – Saída da Caminhada;
12h - Encerramento

Comentários