Últimas

Museu de Arte Moderna lança catálogo nesta terça (10)



O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) uma das referências da arte moderna e contemporânea brasileira e um dos locais mais visitados por turistas de todo o mundo em Salvador, lança nesta terça-feira, dia 10, no Solar do Unhão, às 19h, o catálogo da sua última exposição internacional, ‘Estranhamente possível’ dos artistas Maurício Dias e Walter Riedweg.

No mesmo horário e dia acontece mesa de discussão com a criadora e curadora do Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC-Videobrasil que é referência para o Sul geopolítico (África, América Latina, Leste Europeu, Oriente Médio, Ásia e Oceania), Solange Farkas, o doutor em Artes pela Universidade de São Paulo e professor de pós-graduação da Pontifícia Universidade de Minas Gerais, Eduardo de Jesus, além dos artistas e da diretora do MAM-BA Stella Carrozzo.

Com tamanho de 14 X 21 cm, fotos coloridas e 208 páginas, o design do catálogo é de Giselle Macedo que já atuou em projetos para De Appel Foundation e Mediamatic (Amsterdam), Hedah Centrum voor Hedendaagse Kunst (Maastricht) e Stedelijk Museum Het Domein (Sittard). Fez trabalhos para o Centro Cultural Banco do Brasil (RJ), Caixa Cultural, Oi Futuro, Pinacoteca de São Paulo, British Council e a editora Cosac Naify, dentre outros.

Estão sendo esperados mais de 100 artistas para o debate que é aberto a qualquer interessado. Já confirmaram presença pesquisadores acadêmicos, estudantes universitários e professores de artes visuais, museologia, artes cênicas, sociologia, antropologia, filosofia, cultura e humanidades. Na quarta-feira (11) a programação continua com workshop com Dias&Riedweg, já acontecido no turno da tarde da terça (10), sempre das 14h30 às 16h.

Os eventos integram a mostra ‘Estranhamente possível’ em cartaz até 22 de julho no MAM. É a primeira vez que obras Dias&Riedweg chegam ao Norte-Nordeste do Brasil, considerada como a mais importante exposição de arte da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) em 2012.

As palestras e workshops são gratuitos. Inscrições até segunda (09) via endereço eletrônico educativomam@gmail.com, telefone  71 3117-6141 e no sitehttp://bahiamam.org. Os participantes receberão certificados. A realização dos eventos é do Governo do Estado da Bahia, via Secult, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e MAM-BA, com apoio da Fundação Pro Helvetia e Consulado Geral da Suíça. Mais informações via telefone  71 3117-6139, ou site 
Box opcional: PALESTRANTES - Solange Farkas é referência para o Sul geopolítico (África, América Latina, Leste Europeu, Oriente Médio, Ásia e Oceania), e trouxe para o Brasil nomes internacionais como Akram Zaatari, Bill Viola, Gary Hill, Peter Greenaway, Marina Abramovic, Olafur Eliasson e Walid Raad. É responsável por exposições de Sophie Calle Cuide de Você (2009) e Joseph Beuys (2010-11) no Brasil. É curadora da exposição do britânico Isaac Julien em São Paulo (2012). Foi curadora convidada da 10ª Bienal de Charjah (Emirados Árabes Unidos, 2011), 16ª Bienal de Cerveira (Portugal, 2011), 5º Videozone: International Video Art Biennial (Israel, 2010) e da 3ª Bienal de Lubumbashi (Congo, 2012). Dentre seus 25 anos de curadoria estão as exposições Mostra Pan-Africana de Arte Contemporânea (Salvador, 2005); e La Mirada Discreta: Marcel Odenbach & Robert Cahen (Buenos Aires, 2006). Complementam suas curadorias o Roteiro Amarrado (CCBB Rio de Janeiro, 2010), a Suspensão e Fluidez (ARCO, Madri, 2007), e a Mostra Africana de Arte Contemporânea (2000), em parceria com Klive Kellner, e os artistas Willian Kentridge, Zwelethu Mthethwa, Sue Williamson, Oladele Ajiboye Bamgboye e Kendell Geers. Foi diretora e curadora do MAM-BA (2007/2010), com exposições de Bob Wolfenson, Carlito Carvalhosa, Claudia Andujar, Chelpa Ferro, Daniel Senise, Tatiana Blass, Thomaz Farkas, e Mario Cravo Neto. Integra o júri do Nam June Paik Award (Alemanha), e o conselho do programa Network Partnerships do Pince Claus Fund holandês.

Eduardo de Jesus é doutor/PhD em Artes pela Universidade de São Paulo, professor de pós-graduação da Pontifícia Universidade de Minas Gerais (PUC), especialista em arte contemporânea e tecnologia, e curador de eventos em Belo Horizonte, México, São Paulo e Bahia. Ele também coordenou com Jochen Volz o curso de pós-graduação ‘Arte contemporânea – reflexão e crítica’, numa parceria entre PUC e Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico (Inhotim). Em 2010 Eduardo coordenou e fez a curadoria de ‘Arte e novas espacialidades: relações contemporâneas’ (Oi Futuro – Belo Horizonte).
Em 2009 publicou ‘Electronic Image: Identities and the Experience of Globalisation in the International Festival of Electronic Art – Videobrasil’ na revista inglesa Third Text. Foi curador de ‘Local Dense’ juntamente com Gunalan Nadarajan, no festival de artes eletrônicas Transitio-MX no México (2009). Integra a diretoria do Vídeobrasil onde foi júri e assessor nos 13º, 15º e 16º festivais. Júri e curador do 16º Salão de Arte da Bahia no MAM-BA (2007) e curador da Mostra Fiat Brasil (São Paulo, 2006). Participou do júri international para o Community Domain do ISEA 2006 Symposium. Foi bolsista da pesquisa ‘Midia Arte internacional’ no projeto Digiarts da UNESCO, em Barcelona, Espanha.

Mauricio Dias e Walter Riewdeg têm seus trabalhos expostos no Japão, França, Estados Unidos, Suíça, Itália, Espanha, Inglaterra, China, Noruega, Portugal, México e Alemanha. Em 2013, completam 20 anos de produção ininterrupta. Contabilizam 45 coletivas, realizaram 23 individuais, ganharam 13 prêmios internacionais e são objeto de 37 estudos e publicações sobre as obras que criaram. Dias&Riedweg participaram da 12ª Documenta de Kassel (2007), das Bienais de Veneza (1999), São Paulo (2002, 2000 e 1998), Havana (2003),  Mercosul (2003), Liverpool, (2004), Xangai (2004), Gwanjú (Coréia do Sul, 2006) e Tenerife (2009). Receberam o Primeiro Prêmio da Feira de Arte Madri (2010), Videobrasil (São Paulo, 2007), Werkbeitrag Kunstkredit (Basel/Suíça, 2006), Mundi International Awards (Cardiff/País de Gales, 2006), Kunstkredit Basel Atelier (Ankauf, 2004), Guggenheim Foundation Fellowship (Nova York, 2002), Grant Vitae Foundation (São Paulo, 2000), Prize of Cultural Acknowledgment (Basel, 1999), Grant Pro Helvetia Foundation (Egito, 1999), dentre muitos outros.

SERVIÇO

O quê: PALESTRAS e MESA REDONDA com a Curadora e Diretora do Videobrasil Solange Farkas, Doutor pela ECA/USP e Professor PUC-Minas Eduardo de Jesus, artistas Dias&Riedweg. Lançamento do Catálogo da exposição ‘Estranhamente Possível’ de Maurício Dias e Walter Riedweg;
Onde: Cinema do MAM/BA – Solar do Unhão Avenida Contorno s/nº
Quando: dia 10/07, às 19h – Gratuito

O quê: WORKSHOP/ENCONTRO com DIAS&RIEDWEG – Maurício Dias e Walter Riedweg.
Onde: Cinema do MAM/BA – Solar do Unhão Avenida Contorno s/nº
Quando: dias 10/07 (terça-feia) e 11/07 (quarta-feira) das 14h30 às 16h – Gratuito

EXPOSIÇÃO
Visitação: até 22 de julho, terça a sexta, das 13h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h
Local: Casarão e Capela do MAM-BA – Solar do Unhão Avenida Contorno s/nº - Entrada gratuita - Informações:   (71) 3117-6139

Comentários