Últimas

Jovens artistas do Pelourinho participam de intercambio cultural em Londres



No dia 10 de julho dez jovens do Pelourinho embarcaram para Londres, onde participarão até o dia 21 da 1ª etapa da Academia de Festivais, um programa de formação para jovens aprendizes na área de planejamento e gerenciamento de eventos culturais. A Academia de Festivais é o embrião da 1ª edição do Festival Southbank Centre @ Pelourinho, que será realizado em abril de 2013, como resultado de uma cooperação inédita entre o centro cultural Southbank Centre de Londres, o British Council e o NEOJIBA, com a participação de projetos sócio culturais do Pelourinho.

A Academia de Festivais inclui oficinas na área de programação, orçamento, marketing, produção, bilheteria, atendimento aos visitantes e gerenciamento de projetos. Após este intercâmbio, os jovens participarão da construção da programação e da produção do Festival, que terá duração de quatro dias e atividades de diversas linguagens artísticas. Para a Coordenadora da Academia de Festivais, associada ao NEOJIBA, Camila Passos, “A iniciativa visa fomentar a produção de festivais de cultura e arte na Bahia, entendendo a arte como uma poderosa ferramenta de transformação social. A Academia de Festivais é um projeto de capacitação que vai trabalhar em rede com projetos, instituições locais e comunidade do Pelourinho. O Festival no Pelourinho será a realização prática do aprendizado dos jovens da Academia”.

Entre os jovens aprendizes estão artistas independentes, como DJs, professores e produtores musicais, além de integrantes de organizações do terceiro setor com atuação no Pelourinho, como a Cipó/ Oi KABUM!, o Cria, a TV Pelourinho, a Escola de Dança da Funceb e outros.

A Academia de Festivais continuará até 2013, na pré-produção do Festival, quando serão contemplados ao todo 30 jovens do Pelourinho nas diferentes oficinas. Entre os meses de setembro de 2012 e julho de 2013, o British Council dará apoio a projetos em diferentes cidades do Brasil. De acordo com Carla Costa, Coordenadora de Projetos do British Council, “Em Salvador, vamos atuar como interlocutores entre o Southbank Centre e o NEOJIBA, fomentando a colaboração entre instituições e artistas do Pelourinho e do Reino Unido. Escolhemos a capital baiana como uma das principais cidades de atuação e buscaremos nos próximos anos aproximar jovens artistas, empreendedores criativos, instituições de arte e cultura públicas e privadas”, conclui.

Mais informações: (81) 2101-7537 (British Council) / (71) 3117-4844 (NEOJIBA).

Sobre o Southbank Centre

O Southbank Centre, fundado em 1951 e localizado em Londres, é o maior centro cultural da Europa. O Southbank Centre desenvolveu ao longo dos anos uma metodologia exclusiva de festivais que é utilizada nas suas instalações de 85 mil metros quadrados, colocando lado a lado diferentes formas de arte, criando excelentes possibilidades para o intercâmbio cultural e para uma colaboração inovadora em torno de uma ideia ou tema central.  Essa programação ambiciosa, de múltiplas camadas, permite que o público e os participantes, que representam diferentes comunidades, experiências e gerações, tenham acesso e possam participar do festival através de diferentes pontos de entrada. A criação de uma comunidade dinâmica de artistas, trabalhando lado a lado no mesmo festival, leva a interessantes parcerias e, potencialmente, a novos trabalhos, igualmente criando oportunidades para os artistas e o público participarem e debaterem temas essenciais e tópicos relevantes para o festival, estimulando novas ideias e respostas criativas.

Saiba mais sobre o British Council

O British Council é uma organização internacional que vem trabalhando com as relações culturais há muitos anos. O British Council está presente em seis continentes e em mais de 100 países, dando surgimento a oportunidades em nível internacional todos os dias. Todos os anos, o British Council trabalha com milhões de pessoas, conectando-as ao Reino Unido, compartilhando as culturas e os patrimônios mais cativantes do Reino Unido: a língua inglesa, as artes, a educação, os modos de vida e a organização da sociedade. O British Council tem experiência fazendo isso há mais de 75 anos.

O British Council está desenvolvendo um programa inovador de quatro anos de duração, no Brasil, para estabelecer uma parceria abrangente, poderosa e culturalmente duradoura entre o Brasil e o Reino Unido. Os valores deste programa são: legado, reciprocidade, parcerias duradouras, capacitação, excelência nas artes e impacto social. O British Council está presente no Brasil através de quatro escritórios, situados em Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, também possui representantes em outros estados do país.
Sobre o NEOJIBA                                                                                             
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 37 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.
O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Comentários