Últimas

Ascensão e decadência do cacau é tema de documentário, no Cine Cena Unijorge



Da Bahia para o mundo, a ascensão e a crise da cultura cacaueira. Esse é o tema abordado no documentário O Nó: Ato Humano Deliberado que integra o projeto Pauta Livre e será exibido nesta segunda-feira (09), no Cine Cena, às 20h. O documentário de 70 minutos, idealizado por Dilson Araújo faz uma retrospectiva que acompanha da implementação do cacau no sul da Bahia até a crise de 1989.

O cacau como cultura agrícola ajudou a lançar a Bahia no mapa da agroindústria mundial, despertando a política, a literatura e as relações econômicas desta região. No entanto, a mesma indústria entrou em declínio com o aparecimento de doenças do cacaueiro, como a vassoura de bruxa. Com base em documentos e depoimentos, o documentário O Nó: Ato Humano Deliberado mostra que a expansão da vassoura de bruxa foi realizada de a partir de um ato criminoso, destruindo centenas de plantações e causando o êxodo das famílias que sobreviviam do cacau.

Projeto Pauta Livre – Com o objetivo de fomentar o cenário cinematográfico baiano, o Cine Cena lançou o projeto Pauta Livre, que consiste na disponibilização do espaço e dos recursos tecnológicos do cinema para o lançamento de filmes produzidos na Bahia. Além de movimentar os trabalhos dos cineastas baianos, o projeto também investe na formação de uma plateia consciente do novo cinema baiano. O projeto Pauta Livre é gratuito para ambos o cineasta e o público.

Serviço:
O Nó: Ato Humano Deliberado
Local: Cine Cena Unijorge, Shopping Itaigara
Data: Segunda-feira, 09, às 20h.
Entrada Gratuita


Comentários