Últimas

Sexualidade, arte e tecnologia são temas de palestra, amanhã (02), 11h, no MAM-BA




Autor do livro ‘Transexualidade – o corpo em mutação’, pesquisador de temas da estética, corpo e tecnologia, sexualidade e tecnologia, dentre outros, o professor Edvaldo Couto, é a atração de amanhã, sábado (02), 10h, em palestra no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Atualmente associado à Universidade Federal da Bahia (UFBA), Couto é doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Filosofia pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

O evento é gratuito, aberto ao público interessado e integra a programação educativa da exposição ‘Estranhamente Possível’ que fica em cartaz na capela e solar do MAM-BA até 22 de julho. “Esta é a primeira vez que a região Nordeste do Brasil recebe uma mostra individual do carioca Mauricio Dias e do suíço Walter Riedweg”, comenta a diretora do MAM-BA, Stella Carrozzo.

A mostra, que utiliza vídeos e performances, é considerada a mais importante exposição da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) em 2012. O evento é internacional em função dos artistas serem reconhecidos pelos mais importantes eventos de arte contemporânea do mundo, onde participaram, e porque algumas das obras apresentadas já estiveram em bienais e exposições estrangeiras.

“Uma das obras - Paraíso Cansado - foi gravada nas Ilhas Canárias da Espanha, em uma grande área utilizada para crusing, ou seja, mettings, encontros de pessoas interessadas em encontrar outras, mas que na verdade, lemos como uma busca a si próprio”, relata Mauricio Dias. O artista diz que a alteridade também está presente nos trabalhos expostos, mas, especialmente este das Canárias, já apresentado em Tenerife (Espanha), trata de uma situação onde a sexualidade está presente, como outros que já fez em dupla com Walter Riedweg.

Em função dessas temáticas nas obras de Dias&Riedweg o professor Edvaldo Couto abordará questões da sexualidade, arte e até tecnologia, mesmo porque a mostra explora efeitos sonoros e visuais captados pelos artistas em várias partes do mundo, como Noruega, Espanha, Rio de Janeiro e até em Salvador, na comunidade do Solar do Unhão. “As imagens feitas em Salvador aconteceram graças a um convite feito à Dias&Riedweg para uma residência artística no MAM-BA que durou 30 dias”, explica Stella Carrrozzo.

Além de ter publicado o livro ‘Transexualidade - o corpo em mutação’ (GGB, 1999), ‘O homem-satélite, ‘Estética e mutações do corpo na sociedade tecnológica’ (Unijui, 2000), o professor Edvaldo Couto foi co-organizador dos livros ‘Walter Benjamin: formas de percepção estética na modernidade’ e ‘A vida no Orkut: Narrativas e aprendizagens nas redes sociais’, dentre outros.

A edição do Ciclo de Conversas integra o Programa Inter.mediações, do Núcleo de Arte e Educação do MAM-BA. A exposição 'Estranhamente Possível’ fica aberta até 22 de julho, com visitação de terça à sexta, das 13h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. O MAM-BA está na Avenida Contorno, s/nº, Solar do Unhão

Comentários