Últimas

James Mwangi do Quênia é eleito World Entrepreneur




O Dr. James Mwangi, CEO e diretor-gerente do Equity Bank Limited, foi eleito o World Entrepreneur of the Year pela Ernst & Young neste sábado. O evento, realizado em Mônaco, reuniu todos os ganhadores dos 50 países onde a multinacional de auditoria e consultoria realiza a premiação, que tem como objetivo reconhecer empreendedores que se destacam e fazem a diferença. A premiação ocorreu na Salle des Etoiles, localizado no Sporting Club Monte Carlo, um dos mais badalados espaços de evento do mundo que, anualmente, abriga o Baile da Rosa, festa tradicional que tem a presença da família real do Principado.

Aplaudido de pé, James Mwangi parabenizou a todos os empreendedores homenageados na noite e à Ernst & Young pela homenagem ao empreendedorismo mundial. “É uma honra aceitar esse prêmio em nome dos funcionários e clientes do Equity Bank. Esse é um reconhecimento global para africanos que estão abraçando o poder o empreendedorismo para mudar o estado social e econômico da África”, afirmou.

“Nos últimos 26 anos, empreendedores têm feito mais do que qualquer outro grupo para estimular a inovação, a criação de empregos e prosperidade, tanto durante períodos de crescimento quanto em condições econômicas desafiadoras”, avalia Jim Turley, chairman e CEO global da Ernst & Young. “James Mwangi sintetiza a visão e a determinação dos empreendedores e merece o título de World Entrepreneur of the Year da Ernst & Young.”

James Mwangi concorreu, entre outros, com Francisco Deusmar de Queirós, fundador da rede de farmácias Pague Menos. “Estar aqui junto com empreendedores de todo o mundo com certeza foi um marco em minha trajetória profissional. O fato da Pague Menos ter representado o Brasil em um evento de tanta importância como o World Entrepreneur of the Year é uma honra e uma experiência inesquecível”, afirmou o brasileiro.

“Deusmar é um símbolo do empreendedor brasileiro, com uma trajetória de sucesso alcançada com muito trabalho e inovação destinada principalmente para a classe C e regiões mais distantes dos centros tradicionais, levando não somente remédios como também certas soluções de benefício como correspondente bancário”, diz André Viola Ferreira, sócio líder de Mercados Estratégicos e Emergentes da Ernst & Young Terco.

Durante os quatro dias do evento, que termina neste domingo, Deusmar participou de várias atividades junto com os outros empreendedores, como networking, coquetéis, além de marcar presença no Concours du Chef 2012 - competição para escolher o melhor chef.

Trajetória

O Dr. James Mwangi tem sido fundamental na transformação do Equity Bank de uma instituição de microfinanciamento em um banco comercial de capital aberto. Ele também tem liderado o objetivo do banco de transformar as vidas das pessoas, social e economicamente, dando acesso a serviços financeiros modernos e inclusivos que maximizam suas oportunidades.

O Equity Bank é o maior em base de clientes no leste e centro da África. Suas mais de 7 milhões de contas representam mais da metade de todas as contas bancárias no Quênia. O banco possui operações regionais em Uganda, Sudão do Sul, Ruanda e Tanzânia.

James Mwangi tem sido peça-chave no investimento do banco em uma plataforma robusta de TI que pode acomodar 35 milhões de contas, bem como um centro de dados nível quatro – o único do tipo na África Subsaariana –, o que dá ao Equity Bank uma liderança em criar sinergia entre o banco e celulares. Outras inovações incluem Mkesho, a primeira conta bancária do mundo centrada em aparelhos móveis; Orange Money, uma plataforma móvel de transferência bancária para assinantes da Orange Telecom; e agency banking.

Por meio de capitalização estratégica, o Equity Bank atraiu a maior injeção de capital única na história do leste e do centro da África (US$ 180 milhões).

James Mwangi também é chairman da Equity Group Foundation, criada para intensificar as iniciativas existentes de Responsabilidade Social Empresarial do grupo. Em reconhecimento à natureza diversa das necessidades socioeconômicas na África, a fundação identificou seis áreas de programas: educação e desenvolvimento de liderança; agricultura; educação financeira e empreendedorismo, saúde, inovação e sustentabilidade ambiental. A fundação formou parceria com a MasterCard Foundation para formar o maior Programa de Educação Secundária e de Bolsas de Liderança na África.

Em 2010, o Financial Times nomeou o Dr. James Mwangi um dos 50 maiores líderes empresariais em mercados emergentes.

Histórico do prêmio

O Prêmio Empreendedor do Ano foi criado em 1986 pelo escritório da Ernst & Young de Milwaukee, nos EUA. A ideia era motivar novos empresários que encaravam com criatividade as mudanças no ambiente empresarial nos anos 1980.

Devido à alta adesão ao prêmio americano, escritórios da Ernst & Young no Reino Unido, Canadá e Austrália lançaram iniciativas semelhantes, e foram seguidos por outros. No Brasil, o Empreendedor do Ano é realizado desde 1998.

Em 2001, com a expansão do evento, foi criado o World Entrepreneur of the Year, a etapa internacional da premiação. A festa reúne anualmente em Mônaco os grandes vencedores de cada país e premia o empreendedor de maior destaque em escala global. Atualmente, o prêmio é realizado em mais de 50 países, atraindo cerca de 9 mil empresários.

Sobre a Ernst & Young e sobre a Ernst & Young Terco:

A Ernst & Young é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Assessoria. Em todo o mundo, nossos 152 mil colaboradores estão unidos por valores pautados pela ética e pelo compromisso constante com a qualidade. Nosso diferencial consiste em ajudar nossos colaboradores, clientes e as comunidades com as quais interagimos a atingir todo o seu potencial, em um mundo cada vez mais integrado e competitivo.

No Brasil, a Ernst & Young Terco é a mais completa empresa de Auditoria e Assessoria, com 4.300 profissionais que dão suporte e atendimento a mais de 3.400 clientes de pequeno, médio e grande porte.

Em 2011, a Ernst & Young Terco foi escolhida como Apoiadora Oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e fornecedora exclusiva de serviços de Assessoria e Auditoria para o Comitê Organizador. O alinhamento dos valores do Movimento Olímpico e da Ernst & Young Terco foi decisivo nessa escolha.

Links:
Visite o site: http://www.ey.com.br

Comentários