Últimas

-- Festas e ritos de passagem são tema do espetáculo Nesta Data Querida



Existe uma condição da vida social que, espetacularmente, nos une: as ocasiões de festa. Este é o ponto de partida de Nesta Data Querida, espetáculo dos alunos de Interpretação Teatral, da Escola de Teatro da UFBA, que evoca memória coletiva de reuniões festivas de nossa sociedade. A montagem será apresentada no Teatro Martim Gonçalves nos dias 20, 21 e 22 de junho, às 20h, gratuitamente (distribuição de senhas no local).

Por meio de uma narrativa não-verbal, Nesta Data Querida exprime através dos corpos (que falam) as relações, intrigas e afetos gerados a partir dos encontros de comemoração. O espetáculo dá continuidade à pesquisa iniciada na montagem Dias de Folia (16ª montagem do TCA.Núcleo), também assinada pela diretora teatral e professora da Escola de Teatro da UFBA, Jacyan Castilho. Dessa vez com alunos do Curso de Intepretação da Escola de Teatro da UFBA, o espetáculo convida o público a adentrar nas festividades que compõem e caracterizam a cultura do Brasil: vasta, heterogênea e festeira.  

Estão em cena, assim, festas populares e de cunho familiar, das que permeiam o imaginário coletivo brasileiro: cerimônia de casamento, festa de S. João, velório, despedida de solteiro, chá de bebê. Não somente um panorama de ritos e encontros, o espetáculo revela as relações, as solidões e como cada momento demarca uma fase da vida, seus desejos e expectativas.

Equipe - Nesta Data Querida traz um elenco jovem, com alunos do penúltimo semestre do curso de Interpretação da Escola de Teatro da UFBA, tradicional celeiro de novos talentos. Dentre os atores, integrantes do Teatro Base – coletivo que recebeu o último Prêmio Braskem de Teatro, como Revelação do ano de 2011.

A direção musical foi construída por Luciano Salvador Bahia, a iluminação está a cargo de Pedro Dultra e os figurinos são assinados por Renata Cardoso, formando um conjunto de profissionais premiados e experientes na produção teatral soteropolitana.

Serviço:

O que: Nesta Data Querida, espetáculo teatral dos alunos do curso de Interpretação Teatral da UFBA, com direção de Jacyan Castilho
Quando: Dias 20, 21 e 22 de junho, às 20h, no Teatro Martim Gonçalves (Av. Araújo Pinho – Escola de Teatro da UFBA)
Quem: Companhia Nós Mesmos
Entrada Franca


Créditos das Fotos: Ricardo Borges

Comentários