Últimas

Com participação de profissionais renomados, evento gratuito promove, em Salvador, debate sobre tecnologias digitais na comunicação e na arte




O terceiro encontro do Projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas (FACMIL) acontece no cinema do MAM, dia 5 de junho, das 19h às 22h

Quais são as “Potencialidades das tecnologias digitais na comunicação e na arte”? Os estudantes, pesquisadores, profissionais ou curiosos interessados em discutir este tema podem participar gratuitamente do terceiro encontro do Projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas (FACMIL), a ser realizado dia 5 de junho, das 19h às 22h, no cinema do Museu de Arte Moderna (MAM), em Salvador.
André Lemos, Gilbertto Prado e Yara Guasque, profissionais de renome nas áreas de cultura, artes e novas tecnologias, serão os palestrantes do encontro, que retende ampliar o olhar e auxiliar a análise crítica dos produtos culturais oferecidos atualmente e contará com a mediação de Toni Oliveira, músico e bacharel em Artes e Tecnologias Contemporâneas.


Os Palestrantes

Andre Lemos (BA) é professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, com Doutorado em sociologia pela Université Réne Descartes, Paris V, Sorbonne. É também diretor do Centro Internacional de Estudos Avançados e Pesquisa em Cibercultura (Ciberpesquisa) e consultor da Fapesp, CNPq e CAPES.  Como um dos principais teóricos de Cibercultura no país, publicou vários artigos e capítulos de livros sobre o tema no Brasil e no Exterior. (Mais informações: http://andrelemos.info/)


Atualmente, o artista multimídia Gilbertto Prado (SP) é professor do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP. Doutor em artes e ciências da arte pela Universidade de Paris I, Panthéon Sorbonne, com tese pioneira na área, sobre as experimentações artísticas nas redes telemáticas, participou de várias exposições e fóruns de arte e tecnologia no Brasil e no exterior e recebeu, em 2001, Menção Especial no 9º Prix Möbius International des Multimédias, em Pequim.
(Mais informações: http://www.gilberttoprado.net/)



Professora do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, Yara Guasque é licenciada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1979), mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Telepresença, e atua principalmente nos seguintes temas: telepresença, teleperformance, imersão, arte e tecnologia e arte. Membro-fundadora do Conselho Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, ABCiber.

O músico Toni Oliveira é Bacharel em Humanidades com Área de Concentração em Artes e Tecnologias Contemporâneas na UFBA - IHAC e mestrando do  Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, no qual desenvolve trabalho sobre Mapeamentos Artísticos na Arte Digital. Atualmente participa do projeto de pesquisa da professora Karla Brunet no grupo ECOARTE. Possui experiência em tutoria de oficinas de diversas abordagens dentro da arte tecnológica como: video mapping, programação em software livre, produção de áudio e mapeamento cartográfico artístico. Desenvolve aplicativos e programações para instalações artístiscas, ações promocionais, dispositivos móveis e shows musicais. (Mais informações: http://tonioliveira.tumblr.com/)


Serviço:
Projeto FACMIL - Encontro Formativo III -  “Potencialidades das tecnologias digitais na comunicação e na arte”
Quando: 5 de junho de 2012, terça-feira - de 19h às 22h
Onde: Cinema do Museu de Arte Moderna - MAM (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão - Tel: 3117-6141)
Entrada franca - 100 vagas, sujeitas à lotação do espaço.

Comentários