Últimas

Curso gratuito de mapeamento de vídeo inscreve até 29 de junho,



“Audiovisual e Espaço -  Experimentações com Vídeo Mapping” é o tema do Módulo 4 do Curso de Iniciação do projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas (FACMIL), do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). As inscrições gratuitas serão realizadas até o dia 29 de junho, das 14h às 17h, no Laboratório Experimental de Mídia Digital e Locativa (LABMAM).
Podem participar do curso, que começa dia 10 de julho, jovens acima de 16 anos, estudantes do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares, além de participantes de ONGs e Pontos de Cultura que atuem em projetos de Audiovisual e Arte, com interesse no desenvolvimento de produções com tecnologias móveis.
Ao se inscrever, o aluno deve apresentar cópia da carteira de identidade e CPF; comprovante de matrícula no período letivo de 2012.1 e comprovante de residência (em seu nome ou do responsável). Para ler o regulamento, obter mais informações ou baixar o formulário de inscrição, basta acessar: http://bahiamam.org/labmam/.
As aulas que acontecem às terças e quintas-feiras, das 14h às 18h, no LABMAM e serão ministradas por Toni Oliveira, Paulo Alcântara e Jarbas Jacome - profissionais renomados nas áreas de arte e tecnologia contemporânea -, têm o objetivo de estimular jovens no uso de tecnologias. O curso pretende, de forma introdutória, instrumentalizar os alunos para a experimentação tecnológica, fomentando propostas que discutam questões sobre cidade, deslocamento e territórios.
Esta é a última etapa do curso de iniciação (composto por 4 módulos independentes), que permite aos alunos a ampliação da visão dos recursos e técnicas de processos e produtos audiovisuais, fornecendo subsídios para melhor compreender a produção contemporânea aliada às mídias locativas.
Os professores
O músico Toni Oliveira é Bacharel em Humanidades com Área de Concentração em Artes e Tecnologias Contemporâneas na UFBA - IHAC e mestrando do  Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, no qual desenvolve trabalho sobre Mapeamentos Artísticos na Arte Digital. Atualmente participa do projeto de pesquisa da professora Karla Brunet no grupo ECOARTE. Possui experiência em tutoria de oficinas de diversas abordagens dentro da arte tecnológica como: video mapping, programação em software livre, produção de áudio e mapeamento cartográfico artístico. Desenvolve aplicativos e programações para instalações artístiscas, ações promocionais, dispositivos móveis e shows musicais. (Mais informações: http://tonioliveira.tumblr.com/)
Paulo Alcântara - Formado em Comunicação Social pela UCSal, fez especialização em Direção de Fotografia na Escola de Cinema e TV Sétima Arte, em Madri (Espanha), onde foi bolsista da CAPES, e mestre em Estudos Culturais e Cyberculturas na Escola de Belas Artes de Genebra (Suíça). Trabalhou em mais de cem produções em diferentes países nas mais variadas funções e, no Brasil, em campanhas publicitárias, entre outros produtos audiovisuais. Atualmente divide o seu tempo entre aulas, filmagens e pesquisas em arte, tecnologia e audiovisual no grupo Ecoarte (IHAC/UFBA). (Mais informações: http://peram-bu-lando.blogspot.com/)
Jarbas Jacome
Músico, mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE, faz pesquisas nas áreas de computação gráfica, computação musical e sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado. Recebeu o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia 2009 e o Prêmio Rumos Itaú Cultural Arte-Cibernética 2007. Desde 2003 desenvolve o software livre ViMus, que utiliza em instalações interativas e apresentações audiovisuais, tendo exibido em eventos nacionais e internacionais como o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), Emoção Art.ficial, Arte.Mov, Festival Contato (São Carlos), Festival Continuum (Recife), FAD (Belo Horizonte), Festival Internacional de La Imagen (Manizales, Colômbia) e Extraordinary Sculptures (Taipei, Taiwan). Desde 2011, é professor assistente do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, em Cachoeira, Bahia. Foi guitarrista da banda Negroove e do coletivo re:combo. (Mais informações:  http://jarbasjacome.wordpress.com)
Serviço:
Encerramento das inscrições para o Módulo 4 do Curso de Iniciação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas do projeto FACMIL. Tema:  “Audiovisual e espaço -  experimentações com vídeo mapping”
Quando: Até 29 de junho de 2012, sexta-feira - de 14h às 17h (inscrições presenciais)
Onde: Laboratório Experimental de Mídia Digital e Locativa (LABMAM), do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) [Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão - Tel: 3117-6141]
Quanto: grátis

Comentários