Últimas

MAM-BA recebe nesta semana um dos mais importantes críticos da arte contemporânea



O crítico de arte alemão Jörg Heiser, um dos mais conceituados críticos da arte contemporânea na atualidade, editor da Frieze Magazine e autor de artigos em várias revistas internacionais, está em Salvador a partir desta semana.

Ele vem especialmente para participar da mesa redonda que o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) promove sobre os artistas Walter Riedweg e Mauricio Dias e suas obras. O evento é mais um item da extensa programação da exposição ‘Estranhamente Possível’ de Dias&Riedweg que se inicia nesta sexta (18) e só termina em 22 de julho (2012), com atividades educativas, palestras, workshops e até lançamento de livro.

“Na mesa, estará presente além de Jörg e dos artistas Dias&Riedweg, a escritora e professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ), Beatriz Pimenta, que lança, antes da palestra, o livro ‘ Dias&Riedweg – Alteridade e experiência estética na arte contemporânea brasileira’”, diz a diretora do MAM-BA, Stella Carrozzo. Doutora em Imagem e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA-UFRJ, Beatriz Pimenta atua na área das artes visuais com ênfase em arte contemporânea, vídeo e fotografia.

“Além do acesso direto às obras de arte contemporâneas produzidas hoje no mundo, o público e os artistas baianos ganham com workshops, debates e palestras de especialistas internacionais, já que o MAM promove eventos gratuitos e abertos a interessados”, afirma Stella Carrozzo.

A diretora destaca que a exposição acontece depois de residência artística de Dias&Riedweg no MAM-BA ocorrida no mês de janeiro deste ano (2012). “Isso garante troca efetiva da Bahia com o cenário internacional”, completa Carrozzo. Walter Riedweg e Mauricio Dias já participaram das Bienais de Veneza, na Itália, Liverpool, na Inglaterra, Xangai na China, além da Documenta de Kassel, na Alemanha, dentre dezenas de outras mostras.

Jörg Heiser também está interessado em conhecer o MAM-BA sediado em engenho do século XVII às margens da Baía de Todos os Santos depois de restauração da arquiteta Lina Bo Bardi na década de 1960. Ele já estará presente à abertura da exposição ‘Estranhamente possível’ na sexta (18), às 19h, e no sábado (19) participa da mesa redonda, às 11h00, no Cinema do MAM. Viajando para Nova York, Estados Unidos, no domingo (20).

Jörg Heiser reside e trabalha em Berlim, Alemanha. Dentre seus artigos mais conhecidos estão Contextualize! (Kunstverein in Hamburg, Dumont 2003); Richard Artschwager (Verlag der Buchhandlung Walther König 2002) e Painting At the Edge of the World (Walker Art Center, Minneapolis 2001).

O evento é uma realização do Governo do Estado da Bahia, via Secretaria da Cultura, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e MAM-BA, com o apoio da Fundação Pro Helvetia e do Consulado Suíço no Rio de Janeiro.
SERVIÇO:
O quê: lançamento do livro "Dias & Riedweg: alteridade e experiência estética na arte contemporânea brasileira" com a presença de Beatriz Pimenta Velloso, autora do livro, e os artistas Dias&Riedweg.
Quando: sábado, dia 19 de maio, às 11h00
Local: cinema do MAM-BA (Avenida Contorno, s/n, Solar do Unhão) - estacionamento no local 

Comentários