Últimas

História viva: Exposição da história de vida de Mãe Mirinha de Portão



Para dar prosseguimento aos Projetos Sociais da Associação São Jorge Filho da Goméia, patrocinado pela Petrobras e  Ministério da Cultura, o Projeto Cultural Afro Bankoma está promovendo a Exposição História de Vida de Mãe Mirinha de Portão que será realizado no Museu Comunitário que leva o seu nome no dia 23 de Abril de 2012 às 15h. Lá estarão expostos os acervos, fotos e biografia da saudosa Mãe Mirinha

Altanira Maria Conceição Souza, mais conhecida como Mãe Mirinha do Portão (Mameto Mirinha) foi a fundadora do Terreiro São Jorge Filho da Goméia (Terreiro do Portão) localizado em Lauro de Freitas.
Durante o tempo em que estava à frente das atividades realizadas no terreiro muitas ações sociais foram desenvolvidas por Mirinha de Portão na localidade onde o Candomblé está implantado e elas contribuíram para o desenvolvimento da comunidade, tais como: Pedido da implantação do Hospital Geral Menandro de Farias ao governador Roberto Santos,  transportes públicos, hospitais, postos de saúde, campanhas de alimentação, entre outras. Ela participou, também, das filmagens cinematograficas da obra de seu amigo Jorge Amado: Os Pastores da Noite e Tenda dos Milagre, o que contribuiu para dar maior visibilidade à região de Portão.

No dia 15 de abril de 2004 o Terreiro São Jorge Filhos da Goméia foi tombado como Patrimônio Cultural do estado da Bahia, através do IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e cultural  do Estado da Bahia, fruto do árduo trabalho de Mirinha desenvolvido durante anos.
Serviço:
Exposição da história de vida de Mãe Mirinha de Portão
Local: Terreiro São Jorge da Goméia
Data: Segunda a  Sexta  - 26 de Abril até 30 de Agosto  de 2012.
Horário:15h
Entrada: Gratuita
Informações: 33692085

Comentários