Últimas

Centenário de Maria Bonita é tema da Expo de Moda



Começa AMANHÃ, (29/05) a Expo de Moda 2012. Pelo 21º ano consecutivo, a Expo de Moda chega a Salvador com muitas novidades para quem quer ficar por dentro das tendências do outono/inverno 2012. Com mais de 150 estandes de confecções, calçados e acessórios com os lançamentos para a estação, a feira trará uma programação especial de desfiles durante os seis dias de evento. A Expo, que irá explorar o tema “Moda e Cangaço: Maria Bonita Ícone Fashion”, acontecerá entre os dias 29 de maio a 03 de junho, no Pavilhão de Feiras da Bahia – Centro de Convenções. Os ingressos custam R$6,00 com horário de funcionamento de terça a sábado, das 15h às 22h, e no domingo, das 14h às 21h.
Os desfiles diários serão realizados sempre às 19h, em um espaço montado na Praça Central. O desfile mais esperado será o de abertura da Expo de Moda, nodia 29 de maio (terça-feira), que apresentará looks inspirados no tema “Moda e Cangaço: Maria Bonita Ícone Fashion”. Dezenove estilistas usarão a imaginação para levar à passarela criações especialmente pensadas nas roupas usadas por Maria Bonita, a cangaceira que ditou moda nos anos 30. Nomes como Levite Bahia, Di Paula, Fagner Bispo, Madá Negrif, Jonas Pereira, Mário Farias, Danilo Ramos, Nea Santtana, Fabrizia Barros, Adir Bastos, Luciene Leal, João Damapejú/Babbi Araújo, Rosa Maria, Lívia Queiroz, Hugo Leonardo (PI), Joana D´arc (PI), Camila Albuquerque (PI) e Danuzí Costa (PI) estão confirmados.
No dia 30 de maio, será a vez de levar à passarela dois desfiles com coleções vindas diretamente do estado do Piauí. A Casa Atelier, da designer de moda Camila Albuquerque, trará looks inspirados na moda do Piauí. Já a produtora de moda Ludmila Olicar apresentará a sua grife Camisetas das Frases com a coleção “Moda e a sua História” estampada através de frases em camisetas, que retrata de forma humorada, mas também instrutiva, um pouco do mundo fashion. Os acessórios utilizados serão da Ana Glamurosa. Os desfiles dos estilistas do Piauí serão feitos por modelos da Escola Park e comandados pelofashion designer Claudio Rebello, que assinará o stylist dos looks exclusivos
Já na quinta-feira (31/05), as minicoleções de Nea Santtana, Levite Bahia e Madá Negriff subirão ao palco e exibirão as novidades em looks inéditos preparados pelos estilistas.
O dia 01 de junho (sexta-feira) será dedicado às blogueiras e blogueiros de moda de Salvador - formadores de opinião que hoje têm grande influência no jeito como as pessoas se relacionam com a moda. Eles irão criar e elaborar até três looks com produtos garimpados na feira, que serão desfilados por modelos da Mega Models. Após o desfile, cada blogueiro(a) entrará na passarela ao lado da suas criações.
No sábado (02/06), haverá o desfile de Ecobags, promovido pelo Projeto Axé Design com styling de Luciana Galeão.
Promovida desde a sua primeira edição pela produtora Vera Pontes, a Expo de Moda traz para o mercado produtos de qualidade e preços acessíveis. Os estandes, distribuídos em uma área de 10 mil metros quadrados, trazem peças de diversos estados como Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Estandes Estilistas
Para quem quiser adquirir peças e criações de alguns dos estilistas que participam da feira, alguns estandes foram disponibilizados para a comercialização. São eles dos baianos Carol Barreto, Madá Negrif, Nea Santtana, Fagner Bispo e Levite Bahia. Além disso, as peças produzidas pelo Projeto Axé Design também poderão ser adquiridas no local. Já para quem gostou das criações piauienses, poderão visitar o estande dos designers locais e levar para casa as novidades da moda conceitual do Piauí.
Praça das Artes
Criada pela arquiteta Celeste Leão, a Praça das Artes da Expo de Moda 2012 segue o tema central da feira e presta uma homenagem aos cangaceiros que permeiam o imaginário dos brasileiros como um misto de bandidos e heróis.
Para a decoração serão usados mobiliários da TIDELLI em madeira rústica e madeira tratada com alumínio, cordas em tons terrosos e pretos – linkados com as caracetrísticas do Nordeste. A vegetação agreste como na caatinga terá a composição de bromélias e cactos. Compondo o ambiente, duas esculturas assinadas pelo artista plástico baiano Celso Cunha.
Pausa obrigatória entre um desfile e outro, a Minha Brigadeiria, das empresárias Monica Gallas e Laura Lavigne, também estará presente na Praça das Artes.
Exposição / Moda e Cangaço
Os looks apresentados no desfile de abertura da Expo de Moda ficarão disponíveis, em exposição, ao lado da passarela durante todo o período da feira.
Maria Gomes de Oliveira, nascida em 8 de março de 1911, vulgo Maria Bonita, foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.  A esposa de Lampião era referência de moda e beleza para a época. Ela desenhava e costurava suas próprias roupas e dos companheiros. Ao contrário do que se pensa, Maria Bonita andava sempre arrumada e coberta de jóias. Os cangaceiros se preocupavam com a aparência e estavam sempre usando bornais bordados com flores coloridas ou desenhos simétricos, cantis decorados, perneiras de couro com ilhoses e fivelas, chapéus com bordados de estrelas, lenços de seda e tafetá envoltos no pescoço.
Lampião e seu bando andavam vestidos com roupas de couro para poder enfrentar os espinhos da caatinga, portavam um chapelão dobrado em forma de meia lua e todo contornado por moedas de ouro e prata, sustentado por uma tira de couro na testa. No peito, tiras de couro cruzadas para levar a munição, igualmente recobertas por brilhos, o que criava um conjunto impressionante, brilhando ao sol junto com os rifles. Para a população do semiárido que vivia mergulhada em cores pasteis e cinzas, a visão cintilante do ouro e da prata brilhando ao sol era um impacto que ao mesmo instante que maravilhava, amendrontava.
De Maria Bonita, hoje, restam dois vestidos. Um, usado durante as batalhas, é feito de brim grosso, cor de goiaba, enfeitado com galões e com os punhos revestidos em vermelho. O segundo, um modelo cinza com riscas de giz e enfeitado com sinhaninha vermelha, era usado aos domingos ou em comemorações especiais.


            RESUMO DA PROGRAMAÇÃO

29/05, às 19h

- Desfile: “Moda e Cangaço:Maria Bonita, Ícone Fashion”
30/05, às 19h

- Desfile: Estilistas do Piauí com a Casa Atelier
31/05, às 19h

- Desfile: Minicoleções com Nea Santtana, Levite Bahia e Madá Negrif
01/06, às 19h

- Desfile: Blogueiras e Blogueiros de Moda de Salvador
-
02/06, às 19h

- Desfile: Ecobags – Projeto Axé Design

Comentários