Últimas

Arrasta-pé gratuito no Pelourinho


Em clima dos festejos juninos, nos dias 01 e 08 de junho, a partir das 19h, o Largo Tereza Batista, Pelourinho, irá se transformar em um arraiá, com shows de Renato Fechine e convidados. É o projeto Forró do Povão, uma iniciativa do Bocão Cidadão, que conta com o patrocínio da Petrobras, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). Zelito Bezerra fará a abertura nas duas apresentações e a banda Torres da Lapa já está confirmada como convidada de Renato Fechine, atração principal, na noite de estreia (01).
O Forró do Povão, assim como os eventos realizados pelo CCPI, tem o objetivo de suprir a carência da população por eventos gratuitos, beneficiando os soteropolitanos que não podem pagar pelos shows privados realizados na capital. Além de curtir, a população ainda pode ser solidária, doando 1kg de alimento não perecível para  a Creche Béu Machado.
Com 20 anos de carreira, essa será a primeira vez que o forrozeiro Zelito Bezerra fará show solo no Pelourinho. “Sempre participo do São João no Pelô, mas como convidado. Gosto de me apresentar no Pelourinho, um local que possui a inclusão social como sua principal característica e que a cada dia tem a diversidade cultural mais fortalecida. Será um prazer participar de um show gratuito, onde posso ter contato com pessoas oriundas de bairros populares, como o Alto de Santa Terezinha, bairro onde nasci”, comemora Bezerra.
Renato Fechine garante que o público que for ao Pelourinho não vai ficar parado. “No repertório incluo músicas de minha autoria, além das tradicionais composições de Luiz Gonzaga e Flávio José, e do forró atual. Quem não quiser ficar parado já tem um endereço certo”, convida Fechine. 
Com tanta animação, não há quem não queira arrasta-pé no Pelô!
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Atrações:

Renato Fechine: além de ator, Renato Fechine é classificado por muitos como um "músico completo". O cantor e excelente instrumentista também é compositor e já teve suas  mais de 200 composições gravadas por Netinho, Terra Samba, Asa de Águia, É o Tchan etc. Seu primeiro disco de forró foi lançado em 1989, intitulado ‘Meio Mundo de Amor’, ainda quando o mercado do forró só existia no São João.


Zelito Bezerra: iniciou sua carreira em 1992, dedicando-se, principalmente, à música nordestina, participando de diversos grupos musicais e também da gravação de discos com vários artistas.
Em 2002, gravou o seu primeiro CD com a sua primeira formação, que já se destacava na Bahia com o nome de Forrozeando. Resolveu partir para carreira solo, em 2003, viajando para a Itália. Lançou o seu segundo CD, na Europa, em 2004: O melhor Forró pra você. Nesse CD, contou com a participação de artistas como Raimundo Sodré, Sebastião do Forró, Andréa Caldas e seus irmãos Joilson e Nino Bezerra.

Torres da Lapa: a banda tem na linha de frente os irmãos Torres: o vocalista Rodrigo, o baixista Peu e o guitarrista Segundinho, todos nascidos em Bom Jesus da Lapa, o que explica o nome escolhido para o grupo. Com um som de qualidade e estilo autêntico, a banda sertaneja vem cada vez mais garantindo seu espaço no cenário da música baiana.

Serviço
O quê: Forró do Povão
Quando: 01 e 08 de junho
Onde: Largo Tereza Batista (Pelourinho) l 19h
Quanto: 01k de alimento não perecível
Classificação: Livre

Comentários