Últimas

Itaú reforça presença no carnaval de Salvador com ação inédita na Praça Castro Alves


Cantada em prosa e verso, a Praça Castro Alves volta a ser palco do Carnaval de Salvador, neste ano. Durante os três dias de folia - de domingo à terça - a Praça recebe aproximadamente 12 artistas e bandas, que se revezam entre palco e trios elétricos, que farão shows gratuitos para a população, além de outras atrações que prometem agitar o Carnaval de Salvador, considerado uma das maiores festas populares do mundo. Artistas como Carlinhos Brown, Moraes Moreira, Luiz Caldas, Saulo, Timbalada, Lazzo Matumbi, Filhos de Jorge e Magary Lord serão responsáveis por levar alegria ao povo, a quem, de fato, a Praça sempre pertenceu.

A iniciativa da ação, de ter um palco na Praça, é resultado da parceria entre a Saltur (Salvador Turismo) com o Itaú, que pelo quinto ano consecutivo é patrocinador do Carnaval de Salvador, apoia ações especiais e projetos sociais na capital baiana. A parceria busca ainda viabilizar trios sem corda, encontro de trios e interações com o palco criado no coração do carnaval baiano.  Além disso, o Itaú mantém o apoio a blocos tradicionais, que desfilam tanto no circuito Barra-Ondina como no circuito Campo Grande, o que evidencia o seu compromisso de ser uma empresa socialmente responsável. Todas as ações durante o carnaval são assinadas pela Agência Tudo, do Grupo ABC.

“Nosso grande objetivo ao criar esse palco e outras ações que teremos na Praça é fortalecer e revitalizar esse tradicional ponto da festa baiana. Com shows gratuitos e sem corda queremos democratizar ainda mais o carnaval da Bahia, valorizando artistas com forte ligação à cultura local”, afirma Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú Unibanco.

De acordo com o presidente da Saltur, Claudio Tinoco, o carnaval de 2012 ficará marcado pelo fortalecimento da Avenida e pela revitalização da Praça Castro Alves como palco dos grandes encontros da música baiana e do principal cenário de participação popular. “A parceria com o Itaú tem superado todas as nossas expectativas. Extrapolamos a relação de patrocínio oficial, com a geração de conteúdo e fomento à cultura baiana, contribuindo decisivamente para o fortalecimento do circuito mais tradicional do carnaval. A mistura de música, tecnologia e entretenimento vai surpreender baianos e turistas que passarem pela Praça Castro Alves”.

Praça Castro Alves
Ao montar o palco de cerca de 20 metros na Praça Castro Alves, uma das principais preocupações do Itaú é aproveitar ao máximo o espaço na região, deixando a maior área livre possível para os foliões. Nesse contexto, a Saltur desenvolveu um projeto especial para atender as necessidades solicitadas.Para divertir os visitantes e os fazer passar por experiências inusitadas será instalada uma tirolesa de 190 metros de comprimento, intitulada de “atravessador de multidões”, que irá transportar os foliões de um lado para o outro da Praça, tudo isso gratuitamente.

A região também recebe uma programação visual com a história do carnaval no local, apresentada por meio de projeção mapeada nos próprios prédios históricos da região. Com isso, o público presente poderá, nos intervalos dos shows, ter entretenimento de qualidade e com conteúdo.

Todos os shows e demais ações de entretenimento serão realizados entre 18h e 1h, com o que há de mais moderno e tecnológico para garantir diversão máxima e gratuita à população e seus visitantes. "A Praça é do povo e, por isso, vamos destinar espaço suficiente para que todos possam acompanhar as apresentações. Como baiano que sou, estou duplamente feliz: a iniciativa do Itaú em parceria com a Saltur permite não só a mim, mas a milhares de pessoas, baianas ou não, resgatar a Praça Castro Alves como local tradicional do Carnaval', comemora o soteropolitano Maurício Magalhães, presidente da Tudo.

 Valorização da cultura local
Além do projeto Castro Alves, o Itaú manteve a distribuição de recursos que beneficia, sobretudo, os blocos afros, afoxés e associações ligadas a projetos culturais e sociais. Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Bankoma e Cortejo Afro são as instituições que receberão o apoio direto do banco. Em todos eles, o Itaú programa uma série de ações de ativação também preparadas pela Agência Tudo, com o objetivo de agregar ainda mais valor à festa. O Itaú também apoia atitudes de artistas que realizam o carnaval para o povo, com um aporte de recursos a Carlinhos Brown e Luis Caldas, que saem em trios elétricos sem corda. "Em 2012 mantemos nossa estratégia de patrocinar blocos que beneficiem a sociedade com conteúdo de qualidade e sem custo, evidenciando a tradição e cultura locais. E esse nosso apoio permite que os blocos mantenham suas atividades ao longo do ano todo e não somente durante o período do carnaval", explica Fernando Chacon.

Parceria Itaú e Brown
O Itaú também patrocina iniciativas específicas capitaneadas por Carlinhos Brown, ídolo da festa baiana. Entre elas está o Camarote Andante, estrutura móvel que percorre o circuito Barra-Ondina de ponta a ponta, sem corda. Outra festa apoiada pelo Itaú é o Sarau du Brown, espetáculo quinzenal de verão no Museu Du Ritmo que reúne convidados e diversas linguagens artísticas, como música, dança, poesia e artes visuais.

Camarote Daniela Mercury
O Itaú também estará presente em um dos espaços mais concorridos do circuito Barra-Ondina, o Camarote Daniela Mercury. O banco contará com um lounge no camarote onde receberá seus convidados, além de promover ações como distribuição de acessórios para cabelos, batecos e outros brindes, promovendo a interação entre todos.

Itaú na Bahia
A atuação do Itaú na Bahia não se resume ao apoio de cinco anos ao Carnaval de Salvador. O Estado já começa o ano ganhando três novas agências. Em janeiro, o Itaú expande sua rede com novos pontos de atendimento em Salvador (Matatu), Juazeiro e levando sua primeira unidade para a cidade de Brumado. Em dezembro de 2011, foram inauguradas outras cinco agências no Estado, três delas em municípios que não contavam ainda com a presença física do banco: Jacobina, Catu e Paulo Afonso. As inaugurações levam a rede do Itaú na Bahia a 111 pontos de atendimento. Desde fevereiro do ano passado, o Itaú abriu 12 agências na Bahia, sendo sete em cidades onde ainda não tinha ponto de atendimento, dentro de sua estratégia de expansão e com o objetivo de levar seus produtos e serviços a cada vez mais localidades do Brasil. E tem previsão de inaugurar outras 12 unidades no Estado ainda em 2012, sendo 4 delas em Salvador.

No contexto cultural, o banco irá reformar o espaço de cinema da Praça Castro Alves, que passa a se chamar Espaço Itaú de Cinema a partir de junho. Seguindo o mesmo padrão dos complexos de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e do recém inaugurado em Brasília, o cinema exibirá filmes diversificados, privilegiando produções nacionais e independentes como forma de incentivo à democratização da cultura no país.

Comentários