Últimas

Linguagens artísticas se encontram no Atelier Coletivo VISIO


Em janeiro, o Atelier Coletivo VISIO. ganha as cores e contornos do verão. O evento consiste num ponto de encontro de artistas das mais variadas linguagens visuais, onde numa tarde criativa no Instituto Cultural Brasil Alemanha – ICBA (Corredor da Vitória), produzem obras, participam de oficinas, realizam performance, apresentam trabalhos, promovem experimentações em arte e tecnologia. VISIO. está em sua terceira edição e acontecerá no dia 14 de janeiro, das 14h às 19h, com entrada franca. Colaboração e trocas de experiências são palavras chave do projeto mensal, que até abril de 2012, funciona como um laboratório das artes visuais, digital, fotografia, música, design gráfico,videoarteweb art, live act, performance, entre outras linguagens artísticas.

Nesta edição, estão confirmados artistas como a VJ Bárbara Tércia,  o DJ Mangaio e sua  "músicavisual", Ana Dumas com seu projeto Ideas Jockey, Larissa Minghin (Rio De Janeiro) que apresentará poemas-visuais, Daniela Steele, Lígia Aguiar, Ricardo Guimarães (São Paulo), Tiago Lima, dentre outros nomes. Um dos destaques dessa edição será a Oficina de Web-documentário para crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, com a videomaker Jamille Fortunato. A idéia de apresentar linguagens multimídia à garotada tem como objetivo possibilitar a produção e distribuição de obras audiovisuais através de ferramentas acessíveis.

A programação ainda conta com os projetos DORKBOT SSA, COLLAB e resultados das oficinas do VISIO.Lab, atividades permanentes de todas edições, contando sempre com composições de artistas diferentes. Participante da última edição do atelier coletivo, a artista plástica espanhola Sandra Suárez teve o primeiro contato com a proposta na edição de dezembro 2011 e declarou: “Eu adorei, acho que é uma oportunidade muito legal de conhecer artistas de Salvador, intercambiar idéias e estilos”.

Atelier Coletivo - “É a segunda vez que participo do VISIO. e noto que, todas as vezes que pude participar de encontros entre artistas, foram momentos em que mais cresci e pude trocar experiências de forma intensa” acrescenta a artista visual Vânia Medeiros que reside em São Paulo e está de férias em Salvador.  “Diante da carência de foros de encontro e discussão em artes visuais no nosso meio, o Visio. é uma instância preciosa e rara a ser ampliada e valorizada. Por ser um evento não institucionalizado, permite nuclear de modo descontraído e instigante artistas, pessoas ligadas ao circuito das artes e público leigo” pontua a artista e professora de Arte Contemporânea, Alejandra Muñoz.

De acordo com a pesquisadora, o formato do VISIO. contribui positivamente para o questionamento das lacunas e possibilidades do circuito de arte na cidade, conjugando em um mesmo espaço a tradicional mostra de trabalhos, constituindo um palco significativo para a produção emergente. A diversidade de linguagens, técnicas e temas que são apresentados permite um repertorio diferente a cada edição e a sua realização periódica tem contribuído para consolidar o evento com afluência de público garantida.

Patrocinado pela Vivo, operadora de telefonia móvel e internet, por meio do Programa Vivo Arte.Mov, e pelo Governo do Estado da Bahia, através da lei de incentivo Fazcultura. A cada edição, o público poderá interagir com a estética visual e conhecerá o resultado das ações colaborativas desenvolvidas em rede pelo uso das mídias digitais, através das mostras de produções de audiovisuais, laboratórios de criação com softwares livres etc.

Programação Completa
14h00

COLLAB - Criação colaborativa via web edição especial em parceira com o site de música Hominis Canidae.
* VISIOpontinho: Oficina de Web-documentário sob orientação de Jamille Fortunato. Pré-requisito: crianças de 8 a 15 anos portando celulares ou câmeras digitais com filmadora e cabo para descarregar. Os resultados serão apresentados no canal VISIO. do Youtube.

* DJ SET “MÚSICAVISUAL”por
15h00
* VISIO.LAB: Video Mapping – Oficina Labdebug e Grupo Ecoarte.
* OFICINA: cerâmica com torno por Janete Kislansky
* INSTALAÇÃO FOTOGRÁFICA: Grupo Mi_Zera
16h00
* CANETARIUM (grupo de desenho ao vivo) – ação temática “Exquisite Corpse”, em parceria com a MIL MUROS.
17h00
 * DJ SET “MÚSICAVISUAL”por Mangaio.

19h00
 * MOSTRA AUDIOVISUAL E ARTE ELETRÔNICA apresentando:
- CZI – Corpo Zona de Intervenção – Cinthia Mendonça, Bruno Vianna e Duda Freyre
- Ponto, um videogame sem vencedor – Henrique Roscoe
* Mostra do Eletrico - Grupo de Pesquisa em Ciberdança (UFBA) (15’)
* Video "Ar Decor Ar" de Pablo Lucena (3’11”)
* Videos de Bia Santos (Valencia, Espanha) (2’40” e 1’50”)
* Lançamento do video "Vuvuzelas Dreams" de Felipe Kowalczuk (5')
* Videoanimação “Massa”de Clara Domingas e Lisa Truttmann (Viena, Austria) (3’30”)
VJ Bárbara Tércia (20”)
[ Encerramento previsto: 20h00 ]

Maiores informações - Blog e Redes Sociais (links):

Serviço:
O que: Visio. – edição janeiro de 2012, dia 14 de janeiro, a partir das 14h.
Onde:  Pátio do ICBA (Av. Sete de Setembro, Vitória)
Entrada Franca.
Contatos com Mônica Santana (Assessoria de Imprensa) – 9118-5501 ou Andrea May  (curadora) – 8822-9979

Créditos: Restrição corporal - Jo Felix
Unportrait - Tiago Lima
Universo - Felipe Vasconcelos
Sublimação - Ricardo Guimarães

Comentários