Últimas

GAL COSTA, ALCIONE, CAETANO VELOSO E MARIA GADÚ NA FESTA DA PURIFICAÇÃO EM SANTO AMARO


Entre os dias 27 de janeiro e 02 de fevereiro a cidade de Santo Amaro, no recôncavo baiano, realiza a Festa da Purificação e recebe grandes nomes da música popular brasileira que farão uma grande homenagem aoTropicalismo, os shows são gratuitos e abertos ao grande público. Estão confirmados: Gal Costa, Caetano Veloso e Maria Gadú, Banda Eva, Magary Lord, Jau, Gerônimo, Armandinho, Dodô e Osmar, Alcione, Daniela Mercury, Psirico, Jorge Vercillo, Jorge Mautner, J. Veloso, Tatau, Flávio Venturini, Raimundo Sodré, Ulisses de Castro, Beto Guedes, Moreno Veloso, Adão Negro, Luiz Melodia, Daniel Vieira, Andrade, Chita Fina, Luiz Caldas, Flavinho e os Barões, Frank e Alex, Peninha, Coisa de Pele, Dissidência, Eternamente, Márcio Valverde e Lívia Milena, e, Eduardo Alves.

Santo Amaro é uma das cidades mais famosas do Brasil, berço acolhedor de tantos baianos e turistas, mãe e pai de artistas que brilham sob todas as vertentes. Localizado no recôncavo baiano, o município se mantêm firme no festejo em torno da sua padroeira, Nossa Senhora da Purificação. A tradição trilha por mais de 150 anos, levando às ruas diversasmanifestações religiosas e exaltações culturais. Em 2012, o grandioso evento, que ocorre entres os dias 27 de janeiro e 02 de fevereiro, presta uma homenagem mais que especial ao Tropicalismo, movimento sessentista que lançou para o mundo artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil, destinados a revolucionar o cenário musical com tom crítico e dialogando com diversas influências musicais da época.

Novidades - São muitas as novidades que permeiam os festejos esse ano, desde a estreia de um novo circuito para os trios elétricos, até a criação de três palcos (TropicáliaAlegria Alegria e Proibido Proibir), onde se apresentam grandes atrações nacionais e locais. A idéia dos organizadores do evento é que haja opções para todos os gostos, e espaços segmentados que recebem shows gratuitos desde o pôr-do-sol até altas horas da noite.

“A diversidade cultural dessa festa precisa ser confirmada na grade de apresentações. Vamos levar para as ruas os grupos culturais, as manifestações que nasceram nas ruas de Santo Amaro, haverá um palco mais intimista onde as famílias poderão sentar e ouvir um show tradicional de um grande artista, e isso, inclusive, traz um tom educativo para a população. Enquanto isso, do outro lado a música mais atual também conta com seu espaço. Nossa idéia é deixar a festa mais charmosa”, diz o cantor e compositor Jota Velloso, que assina a curadoria musical da festa. “A festa vai mergulhar na sua essência, reafirmando e fortalecendo todo o lado lúdico e religioso das manifestações culturais”, completa Rodrigo Velloso, secretário de cultura da cidade.

Buscando não trazer impactos aos antigos casarões instalados nas ruas da cidade, e reforçando a segurança necessária para um evento desse porte, a Prefeitura Municipal de Santo Amaro criou um novo circuito para os desfiles dos blocos, que agora acontece na Rua Ferreira Bandeira. Nesse local o asfaltamento no chão é total, evitando assim o desnível que incomoda os foliões e os trios elétricos, a fiação é horizontal, o que elimina os perigos de acidentes, e a iluminação é de última geração, possibilitando uma grande economia de energia.

“A cidade está totalmente preparada para receber essa festa. Nossas vias estão asfaltadas e sinalizadas, nossa segurança será reforçada com um número de equipes acrescida em 40% e a Secretaria de Saúde tem um trabalho árduo e permanente de fiscalização para com a alimentação”, diz o prefeito Ricardo Machado. “O plus que demos no turismo já é visível, uma vez que já há hotéis com estadias esgotadas para esse período. Esperamos um aumento de 60% nesse segmento, e os investidores já vêm à cidade com outros olhos e nos sinalizam interesses positivos. A economia girando, esse é o nosso melhor retorno”, afirma Luisinho Pacheco, secretário de administração da cidade.

A herança cultural é a grande identidade da população santamarense, que, nesse período, celebra suas ricas tradições e transforma Santo Amaroem um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia.

PROGRAMAÇÃO

27/JANEIRO:
- Banda Eva
- Magary Lord
- Daniel Vieira
- Flávio Venturini
- Raimundo Sodré

28/JANEIRO:
- Jau
- Gal Costa
- Ulisses Castro
- Beto Guedes
- Moreno Veloso

29/JANEIRO:
- Chita Fina
- Luiz Caldas
- Armandinho, Dodô e Osmar
- Flavinho e os Barões
- Coisa de Pele, Adão Negro e Dissedência

30/JANEIRO:
- Alcione
- Alexandre Peixe
- Frank e Alex
- Luiz Melodia
- Eternamente

31/JANEIRO:
- Caetano Veloso e Maria Gadú
- Daniela Mercury
- Psirico
- Márcio Valverde e Lívia Milena

01/FEVEREIRO:
- Peninha
- ‘Circo’

02/FEVEREIRO:
- Gerônimo
- Jorge Vercillo, Jorge Mautner e J.Veloso
- Tatau
- Eduardo Alves


Comentários