Últimas

Festival de Verão Salvador 2012 incentiva limpeza nas praias da Bahia


Praias de Salvador, Lauro de Freias e Mata de São João receberão, em janeiro, um mutirão de limpeza mobilizado pelo Festival de Verão Salvador 2012. A ação, que tem como parceira a Organização Sócio Ambientalista Joguelimpo, pretende levar aproximadamente 150 pessoas às praias desses três municípios para o recolhimento do lixo. O primeiro dos quatro percursos será feito no dia 8 de janeiro (domingo), em Salvador, com início na Praia da Terceira Ponte e finalização na Praia de Piatã, em frente ao Bali Beach (ver calendário abaixo). A intenção dessas mobilizações é fortalecer a limpeza nas praias e incentivar a conscientização dos seus frequentadores.

As caminhadas acontecerão nos dias 8, 14, 18 e 21 de janeiro, nas Praias da Terceira Ponte, Praia do Forte, Buraquinho e Aleluia, respectivamente, escolhidas pela sua melhor acessibilidade e por atrair o maior e mais diverso público. Os voluntários de limpeza das praias serão convocados pelo Festival de Verão Salvador 2012 e pela ONG Joguelimpo através de uma chamada pública e muita mobilização nas redes sociais, com reforço no site oficial do evento.

A agitação desses trajetos de limpeza ficará por conta do Grupo Cultural Naiêco Capoeira. Com seus instrumentos musicais em mãos, os jovens capoeiristas cantarão músicas com letras de engajamento ambiental durante todo o percurso, contagiando e convocando aqueles que estiverem aproveitando um dia de sol. Além deles, os monitores da Joguelimpo estarão com megafones explicando o motivo de tal iniciativa e distribuindo sacolas de recolhimento para os praieiros que quiserem se juntar ao grupo.

Segundo André Papi, coordenador de projeto da Organização, a intenção é que a ação cause o menor impacto ambiental possível. Portanto, as sacolas de recolhimento são biodegradáveis, feitas à base de milho. “Depois de usadas, elas não causam nenhum dano ao meio ambiente”, explica. Os materiais que serão utilizados na caminhada virão com mensagens ambientalistas, para que os participantes incorporem na sua rotina um novo posicionamento quanto ao destino do lixo.

Ao final da caminhada, enquanto todos os participantes recebem um lanche com frutas e água, todos os resíduos recolhidos serão separados por tipo de lixo e cada fração será pesada. Isso servirá para que seja feito um retrato dos detritos gerados naquelas praias e outras medidas possam ser tomadas. Vale ressaltar que o lixo reciclável será destinado para cooperativas próximas. Em Salvador e Lauro de Freitas, a Amigos do Planeta receberá todo o material, enquanto que em Mata de São João a responsável será a Verdecoop. A parceria estabelecida com a Limpurb, em Salvador, e as Prefeituras de Lauro de Freitas e Mata de São João, encaminhará todo o lixo não-reciclável para um correto destino.

O compromisso com o meio ambiente é uma das maiores preocupações da 14ª edição do Festival de Verão Salvador e, nessa atividade, conta com a experiência da Joguelimpo, que desde 1997 realiza o Projeto Joguelimpo com Nossas Praias. “Começamos com a conscientização nas praias de Salvador e depois fomos espalhando por mais sete municípios no interior da Bahia”, conta André Papi.

Caminhadas de Limpeza das Praias
Festival de Verão Salvador 2012


Cidade


Data


Horário


Trecho de Praia


Distância


Salvador


08.01
(domingo)
      

08h30 - 11h30
3ª Ponte até Piatã

2 km
Mata de São João

14.01
(sábado)


08h30 – 11h30

Praia do Forte


1,8 km

Lauro de Freitas

18.01
(quarta)

08h30 – 11h30

Buraquinho
(Vilas do Atlântico)

2 km

Salvador


21.01
(sábado)


08h30 – 11h30


 Aleluia
(Stella Maris)


2 km



SERVIÇO GERAL :: FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 2012

Data: de 25 a 28 de janeiro
Local: Parque de Exposições de Salvador
Abertura dos Portões: 18h
Início dos Shows: a partir das 20h
Espaços: Palco 2012, Concha Acústica Maurício de Nassau, Casarão do Ritmo, Tenda Eletrônica e Espaço Maresia.
Classificação: 16 anos

Comentários